Mirante

O Mirante é um sistema computacional desenvolvido na pareceria entre os CEPID NEV e CeMEAI. A primeira versão do sistema tem como unidade espacial de análise os milhares de setores censitários da cidade de São Paulo (IBGE, Censo de 2010) com registros criminais associados a eles. Já em seu desenvolvimento inicial o Mirante permitia uma série de recursos analíticos assistidos por visualização, a partir dos quais os usuários podem explorar e entender a dinâmica dos crimes em locais específicos da cidade. Entre os recursos analíticos disponíveis, por exemplo, está um mecanismo inovador para computar pontos de acesso e visão de tempo que revela como os diferentes tipos de crime evoluem com o tempo.

Na versão mais atual o Mirante demonstra eficácia ao revelar de forma rápida e precisa os padrões espaço-temporais dos registros criminais. Agora, trabalhamos para ampliar as funcionalidades do sistema tornando-o capaz de extrair padrões de múltiplas fontes de dados. Estamos investigando como diferentes fatores, como infraestrutura urbana, tipos de crime e indicadores socioeconômicos podem influenciar a quantidade e o tipo de crimes.

Por fim, buscamos contribuir com pesquisas e conhecimento para a gestão e o debate sobre violência, crime e segurança pública atestando a importância de ferramentas analíticas capazes de operar localmente. O objetivo é produzir impactos tanto na perspectiva acadêmica como social. Um objetivo que está sendo alcançado ao publicar artigos, promover estudos, análises, diagnósticos e pesquisas científicos e, em breve, ao oferecer às autoridades públicas, assim como disponibilizar publicamente, um mecanismo analítico versátil que permite aprofundar o conhecimento sobre violência, segurança pública e direitos humanos.

Saiba Mais

Encontro em São Paulo busca desenvolver cooperação entre CEPIDs

Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP se reuniram para fomentar a interação entre as instituições. O encontro teve por objetivo apresentar os trabalhos de cada Centro e buscar desenvolver estudos em conjunto.

Ciência de Dados é disciplina-chave para desenvolver conhecimento

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, o professor Gustavo Nonato, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação e CeMEAI, fala da revolução informacional e exemplifica a utilização da ciência de dados com a colaboração de seu departamento com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), no intuito de gerenciar uma grande quantidade de informações.

Ciclo UrbanSus – Sustentabilidade Urbana: Inovação em Políticas Públicas Urbanas

O ciclo de seminários UrbanSus terá como tema “Inovação em Políticas Públicas Urbanas”. Esse ciclo contará no Painel III, sobre inovação em segurança, com a presença de Luís Gustavo Nonato (CeMEAI), Marcelo Batista Nery, Bruno Paes Manso e Letícia Pereira Simões Gomes (NEV), entre outros.