Transferência de Tecnologia

A área de Transferência de Tecnologia, criada a partir do programa NEV-CEPID/Fapesp, tornou-se uma frente aglutinadora de projetos relacionados às ações de transferência de novas tecnologias mobilizadas pelo Núcleo – entre elas, especificamente a atuação do NEV/USP na qualidade de Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS, número de referência, 61), USP Cidades Globais, Mirante (Monitor Interativo de Segurança Cidadã) e o projeto e-Science, desenvolvido em colaboração com o CEMEAI, com apoio da Fapesp:

 

Ficha Técnica

Coordenador de área Marcelo B. Nery
Participantes dos projetos Artur Damião Cardoso
Daniela Osvald Ramos
Diego de Castro Rodrigues
Giane Silvestre
Jaqueline Alvarenga Silveira
Maíra Teixeira (Lila)
Natália Maria Ventura
Rafael Guimarães Ramos
Vitor Blotta
Prof. Marcos César Alvarez, Coordenador do NEV/USP
Órgãos financiadores e parceiros CEPID/FAPESP, Fapesp, CeMEAI, OMS/WHO

 

Centro Colaborador – Organização Mundial da Saúde

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) é um dos Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Pesquisa e Prevenção da Violência (número de referência nº 61).

Clique para saber mais ou acessar todas as publicações do NEV com a categoria OMS, acesse o link.

 

 

E-Science

O Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science busca abordagens novas, ousadas e não convencionais para pesquisa avançada, multidisciplinar, incluindo a exploração de avanços em ciência de dados, envolvendo colaboração de pesquisadores em computação e colegas em outras áreas.

Por meio do programa, a FAPESP estimula a organização de grupos de pesquisa que integrem pesquisadores envolvidos com investigações em quaisquer ramos da Computação, como ciência de dados, interação humano-computador, algoritmos, modelagem computacional, engenharia de software ou inteligência artificial, com cientistas envolvidos em outras áreas do conhecimento, incluindo as ciências da vida, exatas, engenharias, sociais e as humanidades.

O programa visa apoiar projetos de pesquisa competitiva mundialmente que envolvam, dentre outros, modelos matemáticos, repositórios digitais e gerenciamento de dados, novos hardwares, softwares, protocolos, ferramentas e serviços, voltados para atender demandas de pesquisas nas áreas de ciências agrárias; bioinformática, biológicas e saúde; artes, humanidades e ciências sociais; engenharia e física, clima e ciências da terra, e à prática e educação em eScience.

Para saber mais informações a respeito do projeto, acesse o link a seguir: https://fapesp.br/escience/

 

 

Mirante (Monitor Interativo de Segurança Cidadã)

Mirante é um sistema computacional desenvolvido na pareceria entre os CEPID-NEV e CeMEAI que analisa os milhares de setores censitários da cidade de São Paulo e os registros criminais associados a eles. Com os recursos disponíveis, o usuário pode explorar e entender a dinâmica dos crimes em locais específicos da cidade. A primeira versão do sistema tem como unidade espacial de análise os milhares de setores censitários da cidade de São Paulo (IBGE, Censo de 2010) com registros criminais associados a eles. Já em seu desenvolvimento inicial o Mirante permitia uma série de recursos analíticos assistidos por visualização, a partir dos quais os usuários podem explorar e entender a dinâmica dos crimes em locais específicos da cidade.

Entre os recursos analíticos disponíveis, por exemplo, está um mecanismo inovador para computar pontos de acesso e visão de tempo que revela como os diferentes tipos de crime evoluem com o tempo.

Na versão mais atual o Mirante demonstra eficácia ao revelar de forma rápida e precisa os padrões espaço-temporais dos registros criminais. Agora, trabalhamos para ampliar as funcionalidades do sistema tornando-o capaz de extrair padrões de múltiplas fontes de dados.

Estamos investigando como diferentes fatores, como infraestrutura urbana, tipos de crime e indicadores socioeconômicos podem influenciar a quantidade e o tipo de crimes.

Por fim, buscamos contribuir com pesquisas e conhecimento para a gestão e o debate sobre violência, crime e segurança pública atestando a importância de ferramentas analíticas capazes de operar localmente. O objetivo é produzir impactos tanto na perspectiva acadêmica como social.

Um objetivo que está sendo alcançado ao publicar artigos, promover estudos, análises, diagnósticos e pesquisas científicos e, em breve, ao oferecer às autoridades públicas, assim como disponibilizar publicamente, um mecanismo analítico versátil que permite aprofundar o conhecimento sobre violência, segurança pública e direitos humanos.

 

Saiba mais sobre o Mirante

Encontro em São Paulo busca desenvolver cooperação entre CEPIDs

Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP se reuniram para fomentar a interação entre as instituições. O encontro teve por objetivo apresentar os trabalhos de cada Centro e buscar desenvolver estudos em conjunto.

Sistema que permite analisar evolução de crimes em área urbana é premiado em conferência de computação

O artigo “Mirante: A visualization tool for analyzing urban crimes” foi reconhecido como um dos três melhores trabalhos na categoria Best Computer Graphics/Visualization Main Track Papers Awards durante a 33ª Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2020), que é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação.

Ciência de Dados é disciplina-chave para desenvolver conhecimento

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, o professor Gustavo Nonato, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação e CeMEAI, fala da revolução informacional e exemplifica a utilização da ciência de dados com a colaboração de seu departamento com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), no intuito de gerenciar uma grande quantidade de informações.

Ciclo UrbanSus – Sustentabilidade Urbana: Inovação em Políticas Públicas Urbanas

O ciclo de seminários UrbanSus terá como tema “Inovação em Políticas Públicas Urbanas”. Esse ciclo contará no Painel III, sobre inovação em segurança, com a presença de Luís Gustavo Nonato (CeMEAI), Marcelo Batista Nery, Bruno Paes Manso e Letícia Pereira Simões Gomes (NEV), entre outros.

 

USP Cidades Globais

 

 

A parceria entre o NEV e o projeto USP Cidades Globais (USP CG) do IEA proporciona a oportunidade de transferir conhecimento para um público amplo, sociedade civil e administradores públicos, e fortalecer a conexão entre instituições de pesquisa e a comunidade fora do ambiente acadêmico.

Todo o êxito alcançado se deve a duas estratégias. A primeira linha de ação estratégica consiste em ter o NEV como um membro ativo do USP CG. Assim, quando são abordados temas como violência, crime, violação dos direitos humanos nos workshops os pesquisadores do NEV colocam-se à total disposição do projeto – como ocorre no ciclo de seminários UrbanSus – Sustentabilidade Urbana, por exemplo.

A segunda estratégia é reunir a experiência do NEV em desenvolver pesquisas sobre violências e estudos urbanos e do USP CG em conciliar grupos de especialistas e gerar dossiês que discutam integradamente os conhecimentos existentes sobre os processos de desenvolvimento das cidades. Essa reunião viabiliza a transferência de conhecimentos, ao passo que surge a necessidade de ir além dos estudos convencionais como critério para definir políticas, planejamento e gerenciamento em segurança pública. Para tanto, há a contínua troca de informações, uma incessante busca por métodos inovadores e o esforço de “tradução” ou adequação da linguagem para que a produção acadêmica seja acessível, sem que isso signifique perda de qualidade – o que gerou, por exemplo, o manuscrito “Padrões urbano-demográficos da capital paulista” a ser publicado na próxima edição da Revista Estudos Avançados do IEA.

Seminário USP Cidades Globais

O projeto USP Cidades Globais do IEA recebeu o NEV para debater a violência em São Paulo e outras cidades. O intuito do encontro foi discutir sobre o cenário atual brasileiro em relação ao tema e apresentar as principais vertentes deste debate.

Democracia falhou em reduzir violência na sociedade

Seminário “Violência, Cidades e Políticas Públicas de Segurança”, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP (IEA-RP), debateu os trabalhos dos pesquisadores Sérgio Adorno e Marcelo Batista Nery no NEV da USP