PODHE

O Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE) é uma iniciativa de educação em direitos humanos que pretende oferecer aos adolescentes e jovens uma formação e vivência em direitos humanos, a partir da construção de um espaço colaborativo de monitoramento de direitos humanos.

A construção de Observatórios é feita a partir da experiência e do olhar dos educandos sobre seu cotidiano, os quais levantam e organizam informações sobre direitos e suas violações (na escola e no bairro) e propõem transformações coletivas.

As atividades ocorrem desde 2017 em escolas públicas do município de São Paulo, por meio de oficinas semanais, no horário regular das aulas, em parceria com diferentes professores e variadas disciplinas. O trabalho acontece com estudantes dos 6°anos do Ensino Fundamental II e 1°anos do Ensino Médio, além da participação em algumas reuniões de professores. Atualmente o projeto está sendo desenvolvido em 3 escolas: Escola Municipal Bernardo O’Higgins, Escola Estadual Professora Amélia Kerr Nogueira e Escola Estadual Dr. Ubaldo Costa Leite.

O PODHE preza por oficinas que reúnem movimento, ludicidade e diferentes linguagens artísticas e tecnológicas, como dinâmicas de teatro, contação de história, músicas, roda de conversa, jogos, produção de vídeo, redação de jornal escolar. Dentre as temáticas abordadas com os participantes destacam-se oficinas sobre escuta atenta, história de vida e ancestralidade, empatia, igualdade de gênero, diversidade étnico-racial e saúde emocional.

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