Os sentidos da violência escolar: uma perspectiva dos sujeitos
Resumo
Este trabalho pretende investigar as conexões e distanciamentos entre a violência na escola e a violência nos bairros de onde provém a sua clientela, não só no que se refere aos fatos, mas às representações que se faz dessas violências. Assume-se como referência as contribuições da literatura específica que aponta para a complexidade dessa questão na contemporaneidade, já que são fenômenos que, embora possuam interseções, não se dissolvem um no outro. Para tanto, parte-se da análise da realidade de uma escola estigmatizada pela ocorrência de violência, localizada na zona leste do município de São Paulo, procurando traçar as manifestações de violência que nela ocorrem e compreender como seus significados e efeitos conformam a sociabilidade dos seus membros.
Palavras-chave: violência, instituição escolar, jovens e sociabilidade.
Abstract
This paper intends to investigate the connections and distances between violence in schools and violence in neighborhoods where the students live, regarding not only the fact but also the representations of these violences. It assumes as reference the contributions of specific bibliography which indicates the complexity of this issue in the contemporaneity, once they are phenomena that, although have intersections, they don´t dissolve themselves one in another. For that reason it starts with analyzing a school stigmatized for the occurrence of violence, placed in the east of the city of São Paulo, aiming to draw its manifestations of violence and understand how their meanings and effects conform the sociability of its members.
Keywords: violence, school, young and sociability
Ficha Técnica |
|
---|---|
Os sentidos da violência escolar: uma perspectiva dos sujeitos |
|
Authors: |
Caren Ruotti |
Ano: | 2006 |
Tema(s): | Crianças e Adolescentes |
Tipo: | Tese ou Dissertação |
Language: | Português |
Formato: | |
Páginas: | 115 |
Acessar arquivo |
Como citar essa publicação
RUOTTI, Caren. Os sentidos da violência escolar: uma perspectiva dos sujeitos. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Sociologia. Dissertação (mestrado). São Paulo, 2006.