Notícias
Dia 10, às 14h, participe de roda de conversa com o Movimento “Mães de Manguinhos”
O oitavo encontro do Ciclo de Seminários Temáticos receberá Ana Paula Oliveira, cofundadora e coordenadora do movimento social Mães de Manguinhos, para uma roda de conversa no dia 10 de outubro, às 14h.
O Estado de S.Paulo: Marçal domina interações na campanha e contas são usadas como trampolim para ‘Jogo do Tigrinho’
“Por não vir da política partidária-institucional, ele capta os anseios antissistêmicos e se coloca como uma autêntica novidade na política. Além disso, sua narrativa condensa elementos do neoliberalismo e do neoconservadorismo presentes na narrativa bolsonarista, que vem predominando no campo da direita nos últimos anos e responde a parte significativa das preocupações e sentimentos da população, empobrecida, insegura e religiosa. Assim, a partir de uma linguagem jovem e mais informal, ele se apresenta como homem bem-sucedido, próspero, que enriqueceu por mérito próprio, de fé, que zela pela família e defende o ‘cidadão de bem’, com todas as armas”, afirma Natasha Bachini, pós-doutoranda no NEV/USP, para o repórter Guilherme Caetano, do jornal O Estado de S.Paulo.
Jornal da USP no Ar: “Estudo mapeia comportamento das redes sociais durante período eleitoral”
Segundo Pablo Romero Almada, pesquisador de pós-doutorado no NEV, o projeto tem como objetivo monitorar os discursos nas mídias sociais e sua influência na legitimidade das instituições democráticas, especialmente durante as eleições. “Esse projeto tende a analisar as relações de legitimidade democrática e a opinião pública. Como a gente está analisando as eleições, a gente busca analisá-las para entender como esses elementos de legitimação das instituições aparecem nesse momento”, explicou. Essa análise busca entender como os temas mais debatidos afetam a percepção dos eleitores sobre a segurança pública e outros direitos.
Em 2º boletim, pesquisa sobre mídias sociais e eleições analisa comportamento após suspensão de canais de Marçal
Com os canais oficiais suspensos por decisão da Justiça Eleitoral, Pablo Marçal alcançou cerca de 80% do total de interações entre os candidatos à prefeitura com suas contas reservas nas redes, no período de 30 de agosto a 13 de setembro de 2024.
Acesse o monitoramento das eleições paulistanas feito pelo NEV com equipe de matemática da USP
Conheça os assuntos relacionados à disputa eleitoral na capital paulista em 2024 que geraram maior engajamento nas mídias sociais, conforme análise da equipe do projeto “Criminalidade, Insegurança e Legitimidade: uma abordagem transdisciplinar” (CIL), iniciativa conjunta de pesquisadores ligados a duas diferentes unidades da USP: o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos e o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), sediado na FFLCH, em São Paulo, em seu primeiro relatório, lançado em 11 de setembro de 2024.
NEV organiza curso de extensão pela FFLCH/USP para policiais
Policiais da ativa, civis ou militares, podem se inscrever até dia 20 de setembro no curso gratuito de extensão "Construindo a legitimidade no cotidiano: o trabalho policial", que acontece de 25 de setembro a 6 de novembro, organizado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), certificado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP).
Dia 26 de setembro, participe do Seminário “Mães e lutas por justiça”
O sétimo encontro do Ciclo de Seminários Temáticos “Violência policial na contemporaneidade: discussões sobre memórias e percepções de luto e confiança no Estado”, organizado por Veridiana Domingos Cordeiro e Bruna Ferrari, pesquisadoras do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), acontecerá no dia 26 de setembro, às 14h, no canal do YouTube do Núcleo (www.youtube.com/@nevuspvideos).
Dia 12 de setembro acontece o sexto encontro do Ciclo de Seminários Temáticos sobre Violência Policial
No dia 12 de setembro, às 14h, ocorrerá na modalidade online o sexto encontro do Ciclo de Seminários Temáticos, intitulado “Violência policial na contemporaneidade: memórias, luto e confiança no Estado”. O evento e o ciclo são organizados pelas pesquisadoras do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), Veridiana Domingos Cordeiro e […]
Acesse o canal e a campanha permanentes contra a tortura em São Paulo
Foi lançada em 19 de agosto a Campanha Estadual Permanente contra a Tortura, iniciativa que, entre outras ações, vai criar uma Central Estadual para receber e analisar casos de tortura. Também será feito o encaminhamento das alegações às autoridades competentes e a articulação de esforços para, quando necessário, garantir apoio, proteção e sigilo a vítimas, testemunhas e famílias, além do monitoramento dos casos encaminhados.