NEV no evento | Envie resumo de trabalho até dia 12 de junho para GT no XII EPED coordenado por pesquisadora do NEV/USP

17/05/2023

Atualização: Prazo foi prorrogado até dia 12 de junho

Gorete Marques de Jesus, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), foi selecionada para coordenar o Grupo de Trabalho (GT) 17 – “Sociologia do Direito – agentes e práticas” em conjunto com Pedro Heitor Barros Geraldo (UFF) no XII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (EPED) de 2023. O evento acontecerá entre os dias 21/08 e 25/08 na cidade de Goiânia, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás.

Os resumos de trabalho podem ser submetidos para este e outros GTs do Encontro até o dia 12 de junho, conforme o site oficial do evento. Para saber mais informações sobre e a programação, acesse o link: https://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=19021

Descrição do GT 17 – “Sociologia do Direito – agentes e práticas”

As recentes polêmicas em torno das decisões das instituições jurídicas sobre os escândalos políticos têm causado grande repercussão e visibilidade pública, além de disputas acirradas em torno dos seus significados jurídicos e políticos. A discussão sobre direitos, embora seja central em nossas questões sociais e da política contemporânea é frequentemente tratada de forma tangente, sem tocar no centro da socialização, profissionalização e das práticas cotidianas que organizam socialmente o direito em nossa sociedade. Nesse sentido, este grupo de trabalho acolherá pesquisas interdisciplinares no direito, em propostas que abordem a atuação desses atores, principalmente, suas práticas, concepções e os eventuais reflexos que produzem na sociedade brasileira. Desse modo, nos interessam discussões que versem sobre: legitimidade do judiciário, imagem pessoal/social/midiática de seus atores e instituições, percepções e valores organizacionais, marcadores sociais entre seus agentes, trajetórias profissionais, pautas políticas pessoais e institucionais, confiança e desconfiança em sua atuação pela população, mecanismos de controle externos e internos, avaliação de seus agentes sobre suas práticas e valores institucionais, avanços e recuos democráticos produzidos por esses agentes. Valorizamos trabalhos em diferentes estágios de desenvolvimento e que tragam elementos para uma contextualização empírica da forma pela qual se elaboram a construção dos problemas sociológicos a partir da descrição das práticas jurídicas. Este GT conta com apoio do Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito (NSD); do Núcleo de Estudos da Violência (NEV); do Núcleo de Pesquisa em Direito e Ciências sociais (DECISO); e do Núcleo de Pesquisa em Direitos, Gênero e Movimentos Sociais (DIGNA); além dos financiamentos do CNPq, CAPES, FAPERJ e FAPESP.

Coordenação: Pedro Heitor Barros Geraldo (UFF) e Gorete Marques de Jesus (NEV/USP)