Agenda NEV | Dias 7 e 8 de maio, NEV promove evento da série internacional “Foucault e Punição no Brasil: 40 Anos Depois”

22/04/2024

Nos dias 7 e 8 de maio, das 14h às 18h, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) realizará um evento com duas mesas temáticas compondo a série “World Congress Michel Foucault: 40 years after”, com o evento “Foucault e Punição no Brasil: 40 Anos Depois”, subdividido nas atividades: “A recepção de Foucault no Brasil – 40 anos depois” e “Atualidade e usos de Foucault no Brasil – 40 anos depois”.

Os encontros serão híbridos: a modalidade presencial ocorrerá na sede do Núcleo, no campus Butantã da USP, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do NEV (youtube.com/@nevuspvideos).

No dia 7 de maio, a mesa temática abordará a recepção da obra de Michel Foucault no Brasil, com participações de Fernando Salla (NEV-USP), Marcelo Hoffman (Pace University), Marcos César Alvarez (NEV-USP), Margareth Rago (Unicamp) e Sérgio Adorno (NEV-USP).

No dia 8 de maio, serão discutidos os usos contemporâneos do legado de Foucault para a compreensão da punição no Brasil, com participações de Gabriel Sanches (Mestrando – PPGS/NEV-USP), Jade Roque (Mestranda – PPGS/NEV-USP), Rafael Godoi (UEMA) e Ricardo Campello (Unicamp/NEV-USP).

Serão emitidos, na ocasião, certificados de participação.

Descrição do evento

A proposta consiste em duas mesas temáticas, realizadas no âmbito do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), compondo a série “World Congress Michel Foucault: 40 years after”, com o evento Foucault e Punição no Brasil: 40 Anos Depois. No dia 7 de maio de 2024 a atividade tratará da recepção da obra de Michel Foucault no Brasil e de sua influência na compreensão da punição nesse país. No dia 8 de maio, serão apresentadas tanto pesquisas que discutem e atualizam o arcabouço do autor francês quanto aquelas que o mobilizam diretamente para problematizar a atualidade, notadamente no que diz respeito ao cenário punitivo brasileiro.

Mesas

Mesa 1 | A recepção de Foucault no Brasil – 40 anos depois

Convidados: Fernando Salla; Marcos César Alvarez; Marcelo Hoffman; Margareth Rago; Sérgio Adorno.

Coordenação: Jade Roque

Descrição: No dia 7 de maio de 2024 os seminários tratarão da recepção da obra de Michel Foucault no Brasil e de sua influência na compreensão da punição nesse país

Mesa 2 | Atualidade e usos de Foucault no Brasil – 40 anos depois

Convidados: Gabriel Sanches; Jade Roque; Rafael Godoi; Ricardo Campello.

Coordenação: Marcos César Alvarez

Descrição: No dia 8 de maio, serão apresentadas tanto pesquisas que discutem e atualizam seu arcabouço quanto aquelas que o mobilizam diretamente para problematizar a atualidade, notadamente no que diz respeito ao cenário punitivo brasileiro.

Link oficial da série internacional: https://foucault40.info/saopaulo1/