NEV no evento | Envie propostas de trabalho até 19 de junho para GT coordenado por pesquisadores do NEV/USP no VIII ENADIR

17/05/2023

Atualização: Prazo foi prorrogado até dia 19 de junho

Pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), coordenarão Grupos de Trabalho (GT) 03 – “Controle social, crime e punição” no VIII Encontro Nacional de Antropologia do Direito (ENADIR), que acontece entre 28 de agosto e 1º de setembro de 2023, na modalidade online.

Os resumos de trabalho podem ser submetidos para este e outros GTs do Encontro até o dia 5 de junho. Para saber mais informações sobre e a programação, acesse o link: https://enadir2023.blogspot.com/

GT03 – Controle social, crime e punição

Questões do campo do controle social, do desvio, do crime e da punição ganharam relevo e importância entre as preocupações sociais da contemporaneidade, em especial no Brasil, nas últimas décadas. As altas taxas de incidência delitiva e encarceramento, o surgimento e as transformações das dinâmicas de grupos criminosos, a política de guerra às drogas, as novas formas de gestão dos ilegalismos e os custos crescentes de manter e ampliar populações encarceradas têm colaborado fortemente para a demanda de uma reflexão constante e atual da Sociologia e da Antropologia sobre essas temáticas, em âmbito local, nacional e global. O GT, nesse sentido, abre-se para discussões teóricas e achados metodológicos e empíricos, além de oportunizar o aprofundamento e a discussão de trabalhos que problematizem mutações nas dinâmicas da justiça criminal e no dispositivo policial-prisional, num corte interdisciplinar que colabore para a consolidação das reflexões apresentadas.

Coordenação: Maria Gorete Marques de Jesus (NEV/USP), Carlos Henrique Serra (UFF)

GT05 – Discussões de gênero, sexualidade, raça e classe no sistema de justiça criminal e juvenil

Resumo: A atuação dos atores envolvidos na justiça criminal e juvenil em casos de conflitos de gênero e as dinâmicas próprias do campo jurídico têm se constituído num profícuo campo de reflexões e pesquisas no Brasil desde os anos de 1980. Trabalhos na área da antropologia, sociologia, direito, estudos de gênero e estudos feministas têm explorado os mais variados espaços da Justiça Criminal e da Justiça Juvenil, contribuindo para a compreensão de como a construção da categoria gênero, articulada a outras categorias de análise – marcadores sociais da diferença, por exemplo –, influenciam as práticas da justiça e são fundamentais para a produção e a reprodução de relações, na maioria das vezes, assimétricas. Dessa forma, o presente Grupo de Trabalho propõe um debate sobre as dinâmicas de atuação das diversas instâncias da Justiça Criminal e Juvenil nos casos de conflitos de gênero em intersecção com outros marcadores sociais da diferença, como classe, raça, sexualidades, geração, etc.

Coordenação: Mariana Chies Santiago Santos (NEV-USP), Rochele Fellini Fachinetto (GPVC/UFRGS)

GT 18 – Interseções entre gênero, documentos e instâncias estatais | sessão 1
Coordenador(a): Julian Simões (UFPR), Larissa Nadai (UNICAMP)
Autoras: Michelly Andrade Rosa (NEV/USP), Fernanda Novaes Cruz (NEV/USP)
Título: Diferenças de gênero na instauração de PADs na magistratura
GT 27 – Profissões jurídicas, rituais judiciários, sistema de justiça e pesquisa empírica em direito em diálogo com a antropologia | sessão 2
Coordenador(a): Bárbara Gomes Lupetti Baptista (UFF/ UVA), Michel Lobo Toledo Lima (INCT-InEAC).
Debatedor(a): Natália Barroso Brandão (INCT-InEAC).
Autoras: Amanda Evelyn C. de Lima (NEV/USP) e Maria Gorete Marques de Jesus (NEV-USP)

Título: Juiz não gosta de confusão: manifestação política e legitimidade da poder judiciário

Veja fotos do evento:
“GT03 – Controle social, crime e punição” coordenado por Maria Gorete Marques de Jesus (NEV/USP) e Carlos Henrique Serra (UFF), em destaque no lado esquerdo, e participantes do GT.
Maria Gorete Marques de Jesus e Carlos Henrique Serra, pesquisadores do NEV/USP, acompanhando trabalhos do GT03.