(ADIADO) Prof. Gabriel Cohn é convidado do NEV para evento presencial em 31 de maio

18/05/2023

EVENTO ADIADO

Informamos desde já que, por motivos de força maior, este evento da próxima quarta-feira está adiado, ainda sem nova data.

 

O evento Autoritarismo e Violências: revisitando um debate, promovido pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), receberá o Prof. Gabriel Cohn, professor emérito da USP e autor de várias obras reconhecidas internacionalmente, que compartilhará sua vasta experiência para discutir os desafios atuais da sociedade brasileira. Com a mediação do Prof. Paulo Sérgio Pinheiro, o evento contará ainda com a presença, como debatedores, do Coordenador do NEV/USP, Prof. Marcos César Alvarez, e o Coordenador Científico do Núcleo e responsável pelo programa NEV-CEPID/Fapesp, Prof. Sérgio Adorno.

A atividade será presencial e acontece dia 31 de maio, às 10h, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). O evento será aberto ao público com entrada gratuita. As vagas são limitadas à lotação do auditório, por isso há necessidade de inscrição antecipada por meio do formulário online: https://tinyurl.com/2fzxdxdb. Haverá emissão de certificados.

O debate abordará temas de grande relevância para a conjuntura social e política atual, assim como na compreensão dos desafios contra o autoritarismo e às diversas manifestações de violência no Brasil.

A noção de autoritarismo esteve presente de diferentes formas ao longo da história brasileira, manifestando-se nas práticas, instituições e regimes políticos. Diversos cientistas sociais no Brasil dedicaram-se a estudar o fenômeno, buscando formas de análise e enfrentamento, especialmente a partir dos anos 1970, período de ditadura no país.

Na década de 1980, momento de transição democrática e expectativas de mudanças políticas, o NEV-USP buscou pensar o tema partindo de uma análise das violências e suas diversas manifestações nas relações entre Estado, Sociedade e Cultura. Tal perspectiva enfatiza a impossibilidade, no Brasil, de pensar o autoritarismo sem levar em conta as múltiplas formas e práticas de violência observadas no país.

 

Mediação e debate

Cofundador do NEV/USP, Prof. Paulo Sérgio Pinheiro, experiente diplomata e professor universitário, conduzirá o evento e apresentará sua visão sobre a política de direitos humanos no Brasil e no mundo.

Atuarão como debatedores no evento Prof. Sérgio Adorno, cofundador do Núcleo, recentemente diplomado como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e o Coordenador da instituição, Prof. Marcos César Alvarez, sociólogo e especialista em políticas públicas, com foco nas áreas de violência urbana, segurança pública e juventude apresentará sua perspectiva e contribuições para conversa.