Setembro amarelo e a saúde mental dos profissionais de segurança pública

29/09/2023

10 de setembro foi definido como o dia mundial da prevenção ao suicídio neste ano de 2023, definida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e é endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, desde 2015, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

Fernanda Novaes Cruz, pesquisadora de pós-doutorado do Núcleo, participou de um webnário sobre o tema a convite da Polícia Civil no dia 27 de setembro (veja o evento no Youtube). “A saúde mental é um aspecto importante para a vida de qualquer pessoa, independente de idade, raça, profissão ou situação social. Ao mesmo tempo, diversas pesquisas realizadas no país e no mundo tem demonstrado fatores que colocam alguns indivíduos em situação de maior vulnerabilidade do que outros. Um desses fatores é a profissão: os profissionais de segurança pública por terem fácil acesso ao meio, lidarem cotidianamente com situações de risco e cultivarem um senso de heroísmo, têm sido apontados como uma população de risco para o adoecimento mental”, destacou a pesquisadora para o site do NEV/USP.

 

Sextas Amarelas

Vale recordar que em setembro de 2020, em um dos piores momentos da pandemia e do isolamento social, em uma campanha intitulada “Sextas Amarelas”, em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar do estado de São Paulo, o Núcleo realizou uma série de webinários para discutir o tema, as ações de prevenção existentes e boas práticas. Os vídeos dos debates estão disponíveis na página do YouTube do NEV (links abaixo).

“A promoção da saúde mental dos profissionais de segurança pública é um tema atual, de extrema importância e que não pode se resumir as ações realizadas ao longo desse mês. Em razão disso, temos incorporado o tema da saúde mental dos profissionais de forma transversal em nossos estudos e pesquisas, pois acreditamos que este tema é fundamental não apenas para a agenda do Núcleo, mas para a construção de uma polícia e de uma sociedade melhor”, ressaltou a pesquisadora.

https://youtube.com/live/2lgyALSGXyM

 

https://youtube.com/live/gVtskP4C1oA

 

https://youtube.com/live/MYA3JR-M88E