Agenda NEV/USP | Núcleo oferece encontros abertos sobre a obra de Hannah Arendt; inscrições abertas até 4 de março

27/02/2024

Grupo de estudos dedicado à autora realizará quatro atividades online a partir de 8 março, com 30 vagas para o público geral interessado

Nas manhãs de 8, 15 e 22 de março e de 5 de abril, além da tarde de 12 de abril, o grupo de estudos “Tempos Sombrios”, sediado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), realizará três encontros online dedicados a oferecer uma introdução ao pensamento da teórica alemã Hannah Arendt (1906-75). O período para inscrição nas atividades se encerrará no dia 4 de março. Cada um dos encontros, que acontece das 9h às 11h, será conduzido por um pesquisador do grupo de estudos, coordenado atualmente por Laura Mascaro e Thiago Dias, docentes e pesquisadores associados ao NEV/USP.

No primeiro encontro, pretende-se mostrar aspectos gerais da vida e da obra da autora para, nos encontros seguintes, concentrar a atenção em três temas particularmente importantes de sua reflexão: juízo, totalitarismo e política.

As atividades se somarão à programação do grupo, que tem um ciclo de dois anos de encontros quinzenais. A formação atual foi consolidada no início de 2023 e tem atividades previstas até 2024.

Nestes encontros extraordinários, o grupo receberá também demais pesquisadoras e pesquisadores do NEV/USP, além de 30 pessoas externas interessadas, que devem se inscrever por este formulário: https://docs.google.com/forms/d/1Y1foqytzzi1XruDikbtWw7r_-1V4YNUxYK_QAE200hw/edit.

O NEV/USP emitirá certificados de participação para quem cumprir mais de 70% da carga horária no aplicativo “Zoom”. A seleção dos participantes externos será feita por ordem de inscrição.

 

Sobre o grupo “Tempos Sombrios”

O grupo, vinculado ao NEV/USP e inserido na linha de pesquisa “Opinião Pública, cultura política democrática e legitimidade” do Projeto CEPID (FAPESP), tem como objetivo principal compreender a emergência da violência nos atuais “tempos sombrios” e as possibilidades de resistência.

O grupo tem como marco teórico o pensamento de Hannah Arendt e dialoga com a autora para discutir questões contemporâneas. Após os estudos realizados entre 2021 e 2022 sobre desinformação e a erosão da esfera pública, o novo ciclo de pesquisas, que se iniciou em 2023, se concentra na análise de experiências políticas de resistência.

 

Programa

8/3/24, 9h às 11h – Introdução geral

Clique para acessar o programa completo, com a bibliografia recomendada.

Thiago Dias

Resumo: Um panorama da trajetória intelectual de Arendt; a ruptura com a tradição; alguns dos debates com filósofos anteriores e contemporâneos; sobre o lugar de Arendt na filosofia do século XX.

15/3/24 – 2º encontro – Pensar e Julgar

Laura Mascaro

Exposição sobre as faculdades e pensar e julgar em Hannah Arendt e sua relação com a ética, com a  responsabilidade e a compreensão em momentos de crise.

22/3/24 – 3º encontro – Totalitarismo e seus elementos em Hannah Arendt

Kelly Janaína S. Silva

Neste momento do curso, nos deteremos sobre o totalitarismo e o domínio total em Hannah Arendt. Será apresentada a forma totalitária de governo, os tipificadores totalitários segundo Arendt e seus principais elementos, tais como a sociedade de massas, a propaganda, a ideologia e a solidão.

5/4/24, 9h às 11h – 4º encontro – O que é política?

Ana Luisa Lima Grein

Nesse momento do curso, traçaremos o que pode ser definido como “política” para Hannah Arendt. Também apresentaremos sua relação com a Condição Humana, com a liberdade, com o poder e com a violência, questões ligadas à política de maneiras diferentes e que carecem de ser diferenciadas. Esses aspectos são importantes para analisar o sentido da política para a pensadora.

 

12/4/24, 14h às 16h – 5º encontro – Eichmann em Jerusalém e Coragem Cívica

Prof. Dr. Sérgio Adorno

O Coordenador Científico do NEV/USP, responsável pelo programa NEV-CEPID, estudioso da pensadora, encerrará o ciclo do grupo de estudos.

 

Acesso à bibliografia do Curso, clique aqui.