NEV organiza debate em maio sobre câmera policiais e seus impactos

24/04/2023

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) realiza o evento “Câmeras em foco: estudos de câmeras corporais nas forças policiais” no dia 17 de maio, às 14h, com transmissão pelo Youtube do NEV, reunindo representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Grupo de Antropologia do Policiamento e Segurança da Universidade Estadual de Campinas (GAPS/Unicamp), do Laboratório de Estudos sobre Conflito, Cidadania e Segurança Pública (LAESP/UFF) e pesquisadores do próprio NEV/USP. A mediação da conversa será feita por Daniel Edler, pesquisador do NEV/USP.

Nos últimos anos, o uso de câmeras corporais tem se tornado cada vez mais comum entre as forças policiais brasileiras e tem sido objeto de pesquisas desenvolvidas pelo NEV/USP. A gravação de abordagens e mesmo das interações entre os agentes tem animado o debate público e gerado controvérsias. Por um lado, parte da sociedade civil celebra a implementação desses equipamentos como forma de controlar o uso da força e, fundamentalmente, reduzir a letalidade policial.

Por outro lado, críticos argumentam que estes equipamentos podem violar a privacidade das pessoas filmadas e inibir a ação dos agentes de segurança, o que contribuiria para o aumento da criminalidade. No entanto, são ainda poucos os estudos sobre os impactos das câmeras no contexto brasileiro. Nesse sentido, o seminário tem por objetivo discutir pesquisas recentes sobre o tema.

Entre as perguntas levantadas para o evento estão:

• Como criar mecanismos de avaliação de impacto das câmeras corporais?
  • Quais são as evidências acerca dos ganhos de transparência e accountability policial?
  • Quais são as perspectivas dos policiais sobre sistemas que operam de forma autônoma?
  • Como cidadãos reagem durante interações com policiais que estão sendo monitorados?
  • Qual a percepção dos policiais sobre sua autoridade e capacidade de atuação após a implementação das câmeras?”

O debate é organizado por diversos pesquisadores do Núcleo, entre eles Daniel Edler e Maria Gorete Marques de Jesus, com a coordenação de Marcos César Alvarez. A discussão será feita entre os convidados:

Carolina Ferreira e Fabio Toledo – Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da Escola de Direito de São Paulo (FGV)

Gabriel Vituri – Grupo de Antropologia do Policiamento e da Segurança (GAPS/Unicamp)

Guilherme Sines – Laboratório de Estudos sobre Conflito, Cidadania e Segurança Pública (LAESP/UFF)

Julia Guerra – Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública (CCAS/FGV)

Bianca Lombarde e Guilherme Guerra – Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP)

Para saber mais sobre a atuação do NEV/USP sobre este tema, acesse os links:

Pesquisa: uso Câmeras Corporais pela Polícia Militar de SP

Debate “O impacto das câmeras corporais na ação policial” realizado pelo NEV/USP em 27/ago/2021: https://www.youtube.com/watch?v=nmqdyx9GKcg