Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Roberto da Silva

20/12/2023

Em 18 de dezembro de 2023, a notícia de falecimento do Professor Roberto da Silva mobilizou sentimentos e memórias de integrantes do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP).

A trajetória do Prof. Dr. Roberto da Silva foi ímpar e inspiradora. Professor livre docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, referência nos estudos da pedagogia social em espaços de privação de liberdade, incansável defensor dos Direitos Humanos e pesquisador do sistema prisional e instituições de internamento para crianças e adolescentes.

Retrato do professor Roberto da Silva, foto de Marcos Santos, USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Da Silva passou 24 anos em instituições de custódia. Na infância, mudou-se de São José dos Campos para São Paulo com a mãe e três irmãos. Em 1963, aos três anos de idade, devido a dificuldades financeiras, foi encaminhado pelo Juizado de Menores para Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem), junto com seus irmãos, que foram separados. Costumava dizer que fazia parte da primeira geração de crianças ditas órfãs e abandonadas entregues à custódia do regime militar. Lá permaneceu até os 17 anos. Na vida adulta, trabalhou como office-boy e acabou cumprindo pena de prisão no extinto Complexo do Carandiru. Na prisão, autodidata no estudo do Direito, teve importante atuação na conscientização e reivindicação de direitos para os internos. Participou ativamente da discussão sobre as políticas de reformas do sistema prisional, ao longo da transição democrática na década de 1980. Defensor de prisões humanizadas, foi um dos idealizadores da reestruturação do sistema prisional e da criação de Centros de Ressocialização.

Em liberdade, a partir de 1984, continuou os estudos para concluir o ensino fundamental e médio. Graduou-se em Pedagogia na Universidade Federal do Mato Grosso. Tornou-se mestre pela Universidade de São Paulo em 1996, publicando os resultados de sua pesquisa no livro “ Filhos do Governo”, importante referência da área, orientado pela professora Angelina Peralva.  Neste livro, utilizou a própria trajetória para reconstruir o percurso das políticas de internamento no regime militar e, dessa forma, buscar condições de levantar pistas para encontrar seus irmãos. Conseguiu localizar dois deles. Em 2001 concluiu o doutorado com a tese “A eficácia sociopedagógica na pena de privação de liberdade”, também na Universidade de São Paulo, orientado pelo professor Sérgio Adorno. Após o doutoramento, tornou-se professor da Faculdade de Educação da USP, obtendo a livre docência em 2009.

A história de vida de Roberto da Silva, a atuação na pesquisa e a mobilização pela proteção dos Direitos Humanos trouxeram importantes reflexões para a universidade, especialmente na concepção da pedagogia social, cuja ideia é de que a educação se faz em todos os tempos, espaços e relações ao longo da vida.

O NEV/USP, por meio de seus pesquisadores/as e corpo administrativo, manifesta suas condolências aos familiares, aos colegas e todos/as que partilharam da trajetória do Prof. Dr. Roberto da Silva, por meio de sua atuação social e acadêmica.

Nota produzida por Fernando Salla, Giovana Campos, Gustavo Higa, Marcos César Alvarez e Sérgio Adorno