Pesquisadores do NEV participaram do XX ISA World Congress of Sociology

18/12/2023

O Núcleo de Estudos da Violência comparece com diversos pesquisadores no XX Congresso Mundial de Sociologia ISA (XX ISA World Congress of Sociology), que nesta edição possui o tema “Resurgent Authoritarianism: Sociology of New Entanglements of Religions, Politics, and Economies” (“Autoritarismo Ressurgente: Sociologia dos Novos Entrelaçamentos de Religiões, Política e Economia.”, tradução livre). O evento, sediado em Melbourne (Austrália), aconteceu entre os dias 25 de junho a 1 de julho de 2023 com o formato de participação presencial e online para promover o engajamento dos participantes.

O Prof. Dr. Sérgio Adorno, coordenador científico do NEV/USP e responsável pelo programa NEV-CEPID, realizou importantes participações nos painéis “Organized Crime, Public Opinion Makers and Police Organizations in Contemporary Brazil” e “New Facts and New Meanings of Violence in Contemporary Brazilian Society: Hatred, Cruelty, Intolerance, Radicalism”. As pesquisadoras e pesquisadores Amanda Evelyn, Debora Piccirillo, Felipe Ramos Garcia, Gustavo Higa, Leticia Simões Gomes, Maiara Corrêa, Pedro Moisés e Roberta Novello também apresentaram trabalhos no Congresso.

De acordo com a apresentação oficial do Congresso, diante da ascensão global do autoritarismo, populismo, xenofobia e racismo, o trabalho de sociólogos tem crescente relevância. Um dos focos do congresso foi a abordagem de pressupostos ocidentais do secularismo, além da análise das relações entre Estado e religião.

Veja a seguir todas as participações de pesquisadoras/es do NEV no XX ISA World Congress of Sociology:

Comitê de Pesquisa

Research Committee 16 – Sociological Theory

Joint Session 23.4 – The Idea of Authoritarianism in Brazilian Sociology: A Critical Review

Terça-feira, 27 de junho às 9h15

Expositores: Felipe Ramos Garcia (NEV/USP), Gustavo Higa (NEV/USP), Pedro Moisés (NEV/USP) e Roberta Novello (NEV/USP)

Sessão Conjunta

Joint Session – 17 Children and Youth Navigating Gender

JS-17.1 – Gender Perceptions and Expectations Among Brazilian Adolescents

Segunda-feira, 26 de junho às 17h30

Organização: Fiona Nelson (University of Calgary)

Mediação: Anandini Dar (Dr. B. R. Ambedkar University Delhi)

Autora: Debora Piccirillo (NEV/USP)

Sessões

91 – Policing and the Construction of Racialized Groups and Social Control in the Americas

Quarta-feira, 28 de junho às 17h30

Organização: Natalie Byfield (St. John’s University) e Leticia Simões Gomes (NEV/USP)

Mediação: Natalie Byfield (St. John’s University)

Co-mediação: Leticia Simões Gomes (NEV/USP)

Debatedores: Natalie Byfield (St. John’s University) e Leticia Simões Gomes (NEV/USP)

425.1 – Determinants of Police Lethality in Brazil

Quarta-feira, 28 de junho às 15h30

Organização: Mariana Possas (Universidade Federal da Bahia) e Aturo Alvarado Mendoza (El Colegio de Mexico)

Mediação: Nirmal Chakrabarti (West bengal National University of Juridical Sciences)

Debatedor: Emeka OBioha (Walter Sisulu University)

Autora: Ariadne Natal (Pesquisadora associada NEV/USP)

428 – Policing, Violence and Public Security in a Global Perspective

Quinta-feira, 29 Junho às 15h30

Organização: Aturo Alvarado Mendoza (El Colegio de Mexico)

Mediação: Ariadne Natal (Pesquisadora associada NEV/USP)

Debatedor: Nirmal Chakrabarti (West bengal National University of Juridical Sciences)

428.4 – Organized Crime, Public Opinion Makers and Police Organizations in Contemporary Brazil

Quinta-feira, 29 de Junho às 16h15

Autor: Sérgio Adorno (NEV/USP)

431.2 – New Facts and New Meanings of Violence in Contemporary Brazilian Society: Hatred, Cruelty, Intolerance, Radicalism

Sexta-feira, 30 de Junho às 10h45

Autor: Sérgio Adorno (NEV/USP)

719.2 – Legal Professions and Anti-Corruption Operations: The Case of Lava Jato

Sexta-feira, 30 de Junho às 10h45

Autora: Amanda Evelyn (NEV/USP)

804.1 – “Human Rights and Guarantees: How Does Remission of Penalty Reach the Global South?”

Terça-feira, 27 Junho às 10h30

Autora: Maiara Corrêa (NEV/USP)

Veja algumas fotos dos eventos realizados a seguir:

Respectivamente, Ariadne Natal, Letícia Simões (à mesa) e Debora Piccirillo. (Fotos: NEV/USP)