Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde – OMS

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) é um dos Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Pesquisa e Prevenção da Violência (número de referência nº 61).

O representante do Núcleo junto a essas atividades é Marcelo Batista Nery, pesquisador do NEV e Coordenador de Transferência Tecnológica do NEV-CEPID.

 

2022:

Debate “A importância da língua materna na prevenção à violência contra crianças e adolescentes migrantes no Brasil”

 

2021: I Seminário Nacional NEV-USP / CCRVP-WHO “O impacto do crime organizado na vida de crianças e adolescentes”

De 16 de novembro a 16 de dezembro de 2021, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), na qualidade de Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS / WHO) realiza seu I Seminário Nacional, com o tema transversal “O impacto do crime organizado na vida de crianças e adolescentes”.

Será um ciclo de 10 mesas ao longo das cinco semanas, distribuídas em grande maioria às terças e quintas-feiras, sempre às 18h, com transmissão online pelo canal do NEV no Youtube (youtube.com/nevuspvideos). A mediação das mesas será feita por Marcelo Batista Nery, Coordenador de Transferência Tecnológica do NEV-CEPID* e representante do Núcleo junto à OMS, e por Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do NEV, autor do livro “República das Milícias” e outras pesquisas contemporâneas sobre crime organizado. A organização do evento conta também com Maíra Teixeira (Lila), pesquisadora do NEV. No dia 8 de dezembro, uma quarta-feira, o evento conta também com a parceria da Universidade Nove de Julho (Uninove), que realizará transmissão do evento em seu canal do Youtube.

Em cada mesa, serão tratados, por uma dupla de especialistas selecionados pela organização do evento, diferentes recortes relacionados ao impacto do crime organizado na vida de crianças e adolescentes, por assuntos específicos, como nas mesas sobre saúde mental e sobre masculinidades e raça, ou por delimitações territoriais do Brasil.

*As atividades do NEV são apoiadas majoritariamente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa dos CEPIDs – Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

I Seminário Nacional NEV-USP / CCRVP-WHO “O impacto do crime organizado na vida de crianças e adolescentes” 16/11 a 16/12/2021 – Ciclo de 10 eventos, às 18h (dia 8/12 às 20h)

1) Saúde Mental

mediadores: Marcelo B. Nery e Bruno Paes Manso

data: 16/11 terça-feira

18h às 19h30

André Vilela Komatsu

Professor colaborador da Universidade de São Paulo. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP). Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia, todos pela USP, com estágio doutoral na Universidade de Barcelona. Especialista em ciências de dados.

&

Catharina Dahl

Consultora Nacional de Saúde Mental na Organização Pan Americana de Saúde – OPAS/OMS. Possui Graduação em Psicologia pela UFRJ. Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração Política, Planejamento e Gestão em Saúde, pela UNICAMP e Doutorado em Saúde Mental pela UFRJ.

2) Masculinidades & Raça

mediadores: Marcelo B. Nery e Bruno Paes Manso

data: 18/11 quinta-feira

18h às 19h30

Isabela Venturoza de Oliveira

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UNICAMP, mestra em Antropologia Social USP e graduada em Ciências Sociais pela UNESP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP), do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (UNICAMP) e do Núcleo de Religiões no Mundo Contemporâneo (CEBRAP).

&

Fernanda Kalianny Martins Sousa

Doutoranda em Ciências Sociais na UNICAMP, mestra em Antropologia Social, bacharela/licenciada em Ciências Sociais pela USP e licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Sumaré. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Unicamp).

3) O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes no Pará”

mediador: Marcelo B. Nery

data: 22/11 segunda-feira

18h às 19h30

Aiala Colares de Oliveira Couto

Professor e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atua também como Professor do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da UEPA.

&

Fátima Matos

Educadora Social, militante do movimento negro, Coordenadora de Formação da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, integrante do comitê nacional de Defensoras e defensores de direitos humanos, movimento feminista/Fmap

4) O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Norte”

mediador: Marcelo B. Nery

data: 25/11 quinta-feira

18h às 19h30

Juliana Gonçalves Melo

Professora Associada no Departamento de Antropologia da UFRN. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa CIRS- Cultura, Identidade e Representações Simbólicas. É pesquisadora vinculada ao INEAC/INCT, do Laboratório de Gestão de Políticas Penais (LabGEPEN), do OBVIO (Observatório da Violência).

&

Luiz Fábio Paiva

Doutorando em Filosofia (Ética e Filosofia Política) e Mestre em Estudos da Mídia (Práticas Sociais) pela UFRN. Graduado em Psicologia na Universidade Potiguar – UnP e Especialista em Psicologia Social pela Faculdade Cidade Verde – FCV. Professor no curso de Psicologia na Uninassau.

5) O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes na Bahia”

mediador: Bruno Paes Manso Bruno

data: 29/11 segunda-feira

18h às 19h30

Maria Fernanda Tourinho Peres

É professora doutora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora de pesquisa do LIEVES. Possui graduação em Medicina, mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia

&

Mariana Thorstensen Possas

É professora do Departamento de Sociologia da UFBA. É uma das coordenadoras do LASSOS/UFBA. Possui graduação em direito pela PUC de São Paulo, graduação em ciências sociais e mestrado em direito penal pela USP, doutorado em criminologia pela Universidade de Ottawa, Canadá e pós-doutorado pelo NEV/USP.

 

6) O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes no Mato Grosso do Sul”

mediador: Marcelo B. Nery

data: 02/12 quinta-feira

18h às 19h30

Mônica P. Leimgruber

Psicóloga da Agepen do Estado de Mato Grosso do Sul. Especialista em atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência pelo instituto de Piscologia da USP. Psicóloga e Bacharel em Direito. Policial penal da área de assistência e perícia há 18 anos, e professora do curso de pós-graduação em psicologia jurídica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS).

&

Rodrigo Zoccal

Defensor Público da Infância e Juventude de Campo Grande. Pós-graduado em Direito da Criança pela Escola do Ministério Público do RS; com extensão universitária em Direitos das Crianças pela Universidade de Lisboa, e Justiça e Práticas Restaurativas pela UNB. É coordenador, instrutor, palestrante e conteudista da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul.

7) O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes: PROVITA & Childhood Brasil”

mediadores: Marcelo B. Nery e Bruno Paes Manso

data: 06/12 segunda-feira

18h às 19h30

Marco Alexandre Davanzo

Secretário Executivo e membro do Conselho Deliberativo do PROVITA/SP

&

Eva Cristina Dengler

Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil

 

8) “O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes no RJ & SP”

(Transmissão pelo canal de YouTube da UNINOVE, não pelo do NEV)

mediador: Marcelo B. Nery

data: 08/12 QUARTA-FEIRA

20h às 21h30

Bruno Paes Manso

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003).Graduado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1993) e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1996).

&

Carolina Christoph Grillo

Professora colaboradora e pesquisadora da UFF. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ. Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestrado e doutorado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ, e pós-doutorado pela UFF.

9) “O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes no Sul do Brasil”

mediador: Bruno Paes Manso

data: 13/12 segunda-feira

18h às 19h30

Mariana Chies

Pesquisadora de Pós-doutorado no NEV/USP. É Coordenadora-Chefe do Departamento da Infância e Juventude do IBCCRIM. Doutora em Sociologia UFRGS, com doutorado-sanduíche no Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP) da UVSQ (2014/2015).

&

Anderson Alexandre Ferreira

Doutorando em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS-UEL).

 

10) Encerramento: “O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes”

mediadores: Marcelo B. Nery

data: 16/12 quinta-feira

18h às 19h30

Ana Paula Galdeano

Pesquisadora associada no CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), Doutora em ciências sociais pela Unicamp, e coordenadora e autora do livro “Tráfico de drogas entre as piores formas de trabalho infantil: mercados, familias e rede de proteção social”.

Bruno Paes Manso

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003).Graduado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1993) e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1996).

Tatiana Sager

Jornalista formada pela PUC/RS, com especialização em economia social.  É sócia-diretora das produtoras brasileiras Panda Filmes e Falange Produções. Seu primeiro longa como diretora é “Central – O Poder das Facções no maior Presídio do Brasil. Dirigiu a série documental “Retratos do Cárcere”, e está finalizando a série “Violadas e Segregadas”, sobre trans e travestis em situação de prisão, e o longa-metragem documental “Olha pra Elas”, sobre o encarceramento feminino.

Renato Dornelles

Jornalista, escritor e documentarista, com pós-graduação e especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual. É autor dos livros Falange Gaúcha, o Presídio Central e a História do Crime Organizado no RS, A Cor da Esperança e Paz nas Prisões, Guerra nas Ruas. Ao lado de Tatiana Sager, dirigiu o documentário Central, o Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil, do qual também foi roteirista, mesma função desempenhada no longa-metragem “Olha pra Elas”, no curta-metragem “O Poder Entre as Grades” e nas séries de TV “Retratos do Cárcere” e “Violadas e Segregadas”.