Boletim do Monitoramento do NEV Eleições 2022 – Tik Tok

01/09/2022

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) disponibiliza o Boletim #3 do Monitoramento sobre as Eleições 2022, dedicado à análise de conteúdos sobre as eleições brasileiras na plataforma Tik Tok. O monitoramento é realizado pelos pós-doutorandos Pablo Almada e Natasha Bachini, com a Coordenação de Marcos César Alvarez.

No terceiro boletim do Monitoramento, o objeto foi a plataforma Tik Tok. Foram coletadas a analisadas hashtags sobre os conteúdos eleitorais presentes no TikTok, voltados aos candidatos à Presidência da República à frente nas pesquisas: Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, para identificar como esta mídia social é disputada pelos dois políticos, seus apoiadores e influenciadores.

O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que cresce mundialmente entre os mais jovens e recentemente passou a regular as postagens de conteúdo político. O público do TikTok se expressa por tipos de vídeos que denotam uma expressão criativa, como músicas, danças, mímicas e expressões faciais, tendências (trends), etc, buscando sempre maximizar a audiência – até mesmo colocando lado a lado, hashtags com posições opostas (Rogers, 2021). Para adentrar nesse mundo, foi mantida a exploração a partir do cenário das hashtags, que nos parece promissor: ele sugere o peso de cada candidato, ator e assunto na rede, além de demarcar por meio de quais hashtags essa influência é realizada.

Mapearam-se as principais hashtags (#s) referentes a Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, encontrando-se duas mais populares: #lula (5,8 bilhões de visualizações*) e #bolsonaro (11,4 bilhões de visualizações*). Gerou-se uma amostragem aleatória com 982 resultados para a #bolsonaro e 978 resultados para a #lula (a amostragem é oferecida pelo próprio TikTok, quando procurada a hashtag). A amostragem foi gerada com a extensão Zeeschuimer, sobre dados coletados em 23 de julho de 2022.

Os dados foram tratados no aplicativo 4CAT, buscando a rede de #s da amostragem, o volume das postagens (por mês) e mural das imagens mais frequentes por hashtag. Também foi utilizado o TikTok Creative Center para identificar os principais usuários produtores de conteúdo e os 10 vídeos mais vistos com as duas hashtags no dia 27 de agosto de 2022.

As hashtags e os conteúdos de vídeo

Identificou-se um predomínio da utilização da #bolsonaro. Nos últimos meses, com o advento do período eleitoral, a #lula vem ganhando espaço na rede, mas ainda não é tão popular quanto a #bolsonaro. Os vídeos das duas hashtags apontam que para um amplo domínio da imagem de Bolsonaro, mesmo nas postagens que se utilizam da #lula.

Verifica-se que as campanhas se referenciam e se retroalimentam, no entanto, é a #bolsonaro que interliga os principais conteúdos sobre as eleições de 2022.

 

Acesse o Boletim # 3 do Monitoramento do NEV 

 

Sobre o Monitoramento

Com a proximidade das eleições de 2022, o NEV passou a monitorar, a partir do mês de julho, suas repercussões nas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e TikTok).

Foi publicado em julho o Boletim #1, sobre a plataforma Youtube e, no início de agosto, o boletim #2, sobre o Instagram.

O objetivo é observar a consolidação dessas plataformas como um importante meio de comunicação política. Interessa, principalmente, identificar e compreender posturas que possam ensejar autoritarismos nas relações cotidianas e a deslegitimação das instituições democráticas.

Os levantamentos, produzidos pelos pós-doutorandos do NEV-CEPID Natasha Bachini e Pablo Almada, sob a Coordenação de Marcos César Alvarez, servirão também para subsidiar as demais linhas de pesquisa do Núcleo e serão reunidas em página fixa do site do NEV, na aba de “Projetos”, destinada ao Monitoramento: https://nev.prp.usp.br/projetos/monitoramento-das-eleicoes-2022/