Agenda NEV/USP | Webinário “Convergência de Saberes: Explorando a Interseção entre Saúde e Violência”

14/11/2023

No dia 29 de novembro, quarta-feira, às 10h, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) realizará um webinário em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF/USP).

O evento intitulado “Convergência de Saberes: Explorando a Interseção entre Saúde e Violência”  será transmitido pelo Youtube do NEV e terá emissão de certificado para pessoas que participarem ao vivo.

A parceria entre o NEV/USP e o GEPAF foi iniciada em fevereiro de 2022, é conduzida pelo pesquisador Marcelo B. Nery no NEV/USP, que coordena a área de transferência de tecnologia do programa NEV-CEPID/Fapesp. A atuação conjunta tem como objetivo produzir conhecimentos sobre as relações das diferentes práticas de atividades físicas no tempo de lazer e como forma de deslocamento ou transporte com diferentes tipos de vitimização por crimes patrimoniais e contra a pessoa que ocorrem no município de São Paulo.

Guarde o link a seguir para acompanhar a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=y1C__aTLvBA

Descrição do evento

Em parceria, o GEPAF/USP e o NEV/USP trazem uma conversa aberta entre profissionais das áreas da saúde e da área de violência. O evento abordará uma breve apresentação sobre a parceria entre os grupos, seguida da exposição de alguns resultados obtidos com base nessa colaboração, que já está aproximando a relação entre saúde e violência. Por fim, teremos um diálogo sobre como podemos estreitar ainda mais essas duas áreas de estudo, destacando a importância dessa conexão e da conversa de aproximação, bem como os desafios e soluções que essa integração pode promover.

Para o webinário estarão presentes como convidados os professores Rodrigo Siqueira Reis, Patrícia Constante Jaime e Alex Antonio Florindo com mediação realizada por Marcelo B. Nery, Coordenador da área de Transferência de Tecnologia do programa NEV-CEPID-Fapesp. Veja as minibios de cada palestrante:

Rodrigo Siqueira Reis

Professor titular de saúde pública e pesquisador no Centro de Pesquisa em Prevenção na Washington University em Saint Louis, Estados Unidos. Os seus estudos concentram-se no ambiente construído, ambiente comunitário e saúde pública, com particular interesse em intervenções comunitárias para promover a atividade física, o efeito do ambiente construído e do transporte ativo na atividade física e saúde. Reis ministra cursos que se concentram no ambiente construído e na saúde pública e é coordenador da unidade de pesquisa People, Health and Place e da área de Desenho Urbano no programa de Mestrado em Saúde Pública. Atua em projetos internacionais na área de atividade física, saúde pública e ambiente na América Latina, Estados Unidos e Europa.

Patrícia Constante Jaime

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Goiás. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde – NUPENS / USP e em Políticas de Alimentação e Nutrição pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, Reino Unido.

É Professora titular do Departamento de Nutrição da FSP/USP, com ingresso no quadro docente da unidade em 2003. Foi Coordenadora da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (2011 a 2014). Foi Chefe (2017-2019) e Vice Chefe (2019-2021) do Departamento de Nutrição da FSP e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública (2020-2022).

Atualmente é Vice-Diretora da FSP , Coordenadora científica do NUPENS/USP e da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis sediada na FSP. É pesquisadora membro do Núcleo de apoio a políticas públicas Escola da Metrópole, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Tem experiência no campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva, atuando nos temas: políticas de alimentação e nutrição, ambiente alimentar, promoção da alimentação saudável e atenção primária em saúde.

Alex Antonio Florindo

Professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, onde leciona disciplinas de epidemiologia para cursos do campo da saúde. É professor de pós-graduação do Curso de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP, onde leciona a disciplina de epidemiologia da atividade física e orienta alunos de doutorado. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da USP.  Participou da elaboração do VIGITEL, que atualmente é o principal sistema de vigilância de fatores de proteção e risco para doenças do Ministério da Saúde, participou da comissão que elaborou o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (gestão 2018-2020).  Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). É bolsista de produtividade nível 1 do CNPq e atualmente é editor sênior do Journal of Physical Activity & Health. Participou como autor da segunda série da Lancet Global Health de Desenho Urbano, Transporte e Saúde e é o pesquisador responsável da coorte ISA-Atividade Física e Ambiente, estudo temático financiado pela FAPESP que está sendo conduzido no município de São Paulo. Defende cidades mais justas e saudáveis para pessoas, que priorizem espaços públicos abertos, como praças, parques e ciclovias, e que tenham ações e políticas que oportunizem escolhas por estilos de vida mais saudáveis, como deslocamentos por meio de caminhadas e bicicletas e práticas de atividades físicas no tempo de lazer.

Veja mais sobre a parceria no link a seguir:

Parceria NEV e GEPAF-USP