NEV na mídia | CBN São Paulo – Entrevista: Região metropolitana de SP tem mais de 46 mil casos de roubos e furtos de veículos em 2023

15/08/2023

Leonardo Ostronoff, pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), foi entrevistado pela CBN São Paulo sobre o casos de roubos e furtos de veículos em 2023, dados recentes do projeto Monitor da Violência, uma parceria entre o portal G1, o NEV/USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O pesquisador comenta a situação dos municípios mais afetados por essas ocorrências, Santo André, Mauá e Diadema: “A questão desses bairros está muito ligada a circulação, o roubo de veículo depende da circulação e os dados mostram isso no pós-pandemia. Essas áreas como Diadema, são áreas de trânsito, de fronteiras das cidades e áreas municipais em que você tem bastante deslocamento e consegue se deslocar pra outras localidades. Porque é importante no roubo de veículos você ter formas de saídas e proximidades com os desmanches. Por exemplo, Zona Leste, você tem bastante desmanche, então você ter o roubo de veículos em algumas áreas é por ter facilidade de acesso e proximidade aos desmanches.”

Link original, com áudio: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/416594/regiao-metropolitana-de-sp-tem-mais-de-46-mil-caso.htm

 

Introdução da matéria

“A região metropolitana de São Paulo teve mais de 46 mil casos de roubos e furtos de veículos no primeiro semestre de 2023. Na região metropolitana, as cidades que mais têm este tipo de crime são Santo André, Mauá e Diadema, na comparação por 100 mil habitantes. O CBN SP desta segunda-feira (14) recebe Leonardo Ostronoff, sociólogo e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.”