NEV na mídia | Monitor da Violência: Estado de SP tem 15 veículos roubados ou furtados por hora em 2023

15/08/2023

O Monitor da Violência, projeto em parceria do portal G1 com o Núcleo de Estudos da violência da USP (NEV/USP) e o Fórum Brasileiro da Segurança Pública (FBSP), lançou um levantamento sobre registros de roubos e furtos de veículos durante o primeiro semestre de 2023.

A matéria ainda conta com a entrevista de Leonardo Ostronoff, pesquisador associado do Núcleo, que aponta: “As políticas de segurança pública do período tiveram impacto. Tem mais programas de identificação de placas de veículos, mais câmeras em vias, mais investimento em inteligência, novas legislações”.

 

Link original: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2023/08/13/monitor-da-violencia-estado-de-sp-tem-15-veiculos-roubados-ou-furtados-por-hora-em-2023.ghtml

 

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Tatuapé lidera registros de roubos e furtos de veículos na cidade de SP no 1º semestre de 2023; consulte sua rua em mapa exclusivo Clique aqui (link).

 

Matéria na Íntegra

O estado de São Paulo registrou mais de 65 mil ocorrências de roubos e furtos de veículos no primeiro semestre de 2023, o que representa 15 casos a cada hora, em média.

É o que aponta um levantamento exclusivo do Monitor da Violência do g1, em conjunto com o Fantástico, feito com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado. A análise considera todos os tipos de veículos: carros, motos, caminhonetes, caminhões etc.

Reportagem do Fantástico deste domingo (13) vai mostrar flagras de desmanches e outros dados do levantamento. O g1 também publicará um mapa interativo em que é possível consultar os casos por rua das cidades da Região Metropolitana.

Os dados mostram que:

  • Foram registradas 65,8 mil ocorrências de roubos e furtos de veículos no estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano.
  • Este número é 3% mais alto que o registrado no mesmo período de 2022 – algo que deve ser visto como um ponto de atenção segundo os especialistas, pois pode indicar que o mercado de roubo de veículos e de venda de peças roubadas está aquecido.
  • Mas, ao mesmo tempo, é mais baixo que o patamar pré-pandemia – em 2019, foram quase 69 mil casos.
  • O total de veículos recuperados pela polícia também aumentou no primeiro semestre deste ano em relação a 2022: passou de 20,5 mil para 23 mil. Mas caiu na comparação com 2019, quando 29 mil foram recuperados.
  • O número de recuperados em 2023 representa apenas o equivalente a um terço do total de veículos roubados e furtados no período.

Roubos e furtos de veículos no estado de SP em 2023 — Foto: Kayan Albertin/g1
Roubos e furtos de veículos no estado de SP em 2023 — Foto: Kayan Albertin/g1

Este levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da violência da USP (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro da Segurança Pública (FBSP).

Diminuição da violência nos últimos dez anos

Os números ainda mostram que houve uma queda significativa nos roubos e furtos de veículos no estado de São Paulo nos últimos dez anos, como é possível ver no gráfico abaixo.

  • Em 2014, por exemplo, o estado teve mais de 116 mil casos no primeiro semestre do ano, quase o dobro do número registrado agora, em 2023.
  • Os indicadores criminais foram caindo gradativamente nos anos seguintes – até atingiram os patamares mais baixos do período durante a pandemia da Covid-19, em 2020 e em 2021.

Segundo o sociólogo Leonardo Ostronoff, pesquisador do Núcleo de Estudos de Violência da USP (NEV-USP), há diversos fatores por trás da diminuição da criminalidade nestes últimos dez anos.

  • Políticas públicas: “As políticas de segurança pública do período tiveram impacto. Tem mais programas de identificação de placas de veículos, mais câmeras em vias, mais investimento em inteligência, novas legislações”, diz.
  • Melhora da tecnologia de segurança: “Houve também um investimento em tecnologia e em monitoramento muito forte de segurança privada, das próprias seguradoras de veículos. Melhores sistemas de alarme e de rastreamento. Essas tecnologias vão inibindo o crime e melhorando [a segurança].”

O pesquisador ainda aponta que a queda durante a pandemia era previsível. Esta redução, inclusive, aconteceu de forma geral em diversos indicadores criminais – principalmente por conta da diminuição da circulação de pessoas nas ruas por conta das medidas de isolamento social.

“É natural ter um aumento dos crimes [no pós-pandemia]. Roubo e furto de veículos são crimes patrimoniais, e esse tipo de crime está relacionado à circulação de pessoas e de mercadorias. Quando volta a ter circulação, é normal que tenha um aumento desses crimes relacionados a veículos e celulares, por exemplo”, diz Ostronoff.

Em março, um levantamento do Monitor da Violência mostrou como a pandemia afetou os registros de furtos e roubos de celulares da cidade de São Paulo. Veja a reportagem completa aqui.

“Esse cenário atual, [propício para o aquecimento do crime], com a frota de veículos envelhecida, não tende a mudar tão rápido. Para chegar em um nível de consumo de carro zero, leva tempo”, alerta Ostronoff.

E é por isso que, segundo Alcadipani, o aumento de casos representa “um sinal amarelo”.

“Nossas autoridades precisam estar atentas para isso, porque o furto e o roubo de veículo tem toda uma economia do crime que está relacionado com ele. (…) É uma coisa muito séria, muito perigosa.”

Veículos recuperados

Outro sinal amarelo dos dados é a quantidade de veículos recuperados pela polícia. O total no primeiro semestre foi de 23.060, o que representa cerca de um terço (35%) do total furtado ou roubado.

O valor é maior que o observado no primeiro semestre de 2022 (20.493), mas 21% menor do que os 29.098 veículos que haviam sido recuperados em 2019, antes da pandemia.