Bruno Paes Manso, pesquisador do NEV, lança livro sobre sua pesquisa no Núcleo

15/09/2023

No próximo dia 21 de setembro, quinta-feira, às 19h, na Livraria da Tarde, em São Paulo, ocorrerá o evento de lançamento do livro “A Fé e o Fuzil: Crime e Religião no Brasil do Século XXI”, de Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP).

O livro traz novos resultados das atividades realizadas por Manso no Núcleo, na linha de pesquisa “Cidades, crime organizado e prisões” do programa NEV-CEPID (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão, com o apoio da Fapesp), cujo objetivo é abordar a influência das prisões e do controle do crime organizado nas percepções das pessoas sobre o espaço urbano, as instituições de controle social e a legitimidade de seus agentes.

O evento contará com uma conversa entre o autor, Bruno Paes Manso, e o conselheiro da CUFA Brasil (Central Única das Favelas), Preto Zezé, com mediação de Juliana Borges, escritora e pesquisadora em Antropologia na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

De acordo com as redes da Todavia, editora da obra, “A Fé e o Fuzil” trata temas sensíveis e urgentes da realidade brasileira, explorando como a religião, em muitos casos, se tornou um elemento intrínseco às organizações criminosas, influenciando tanto suas estruturas quanto suas práticas. Assim como, a obra analisa os desafios enfrentados pelas comunidades marginalizadas e a interação entre a espiritualidade e a criminalidade no século XXI.

O lançamento e a sessão de autógrafos na Livraria da Tarde, no dia 21 de setembro às 19h, terá entrada gratuita, sujeita à capacidade do local. Acompanhe as redes do Núcleo para mais novidades a respeito do evento e da obra de Manso.

Link da pré-venda: https://todavialivros.com.br/livros/a-fe-e-o-fuzil

Descrição da obra | Editora Todavia

Depois de esmiuçar o mundo do crime no Rio de Janeiro em A REPÚBLICA DAS MILÍCIAS, livro que conquistou o prêmio Jabuti de 2021 e impactou dezenas de milhares de leitores com o retrato de um país corrompido e violento, Paes Manso volta com um mergulho em outra dimensão da criminalidade no Brasil. A lente está posta em suas relações com o crescimento das igrejas evangélicas nas últimas décadas. A partir de depoimentos de ex-criminosos que tiveram a vida transformada pelo contato com a religião, o autor desconstrói estigmas associados às novas denominações evangélicas e mostra como o crescimento desses grupos responde a anseios profundos de uma população exposta a todo tipo de violência.