Agenda NEV | Diplomação do Prof. Sérgio Adorno como membro titular da Academia Brasileira de Ciências

16/05/2023

Eleito em dezembro do último ano, o Coordenador Científico do NEV/USP, que conduz o programa NEV-CEPID/Fapesp, Prof. Dr. Sérgio Adorno, foi diplomado como novo membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em sessão solene realizada pela instituição na última quarta-feira, 10 de maio.

Leia o relato publicado pela ABC. Link original: http://www.abc.org.br/2023/05/11/rmagna2023-sessao-solene-ii/

Diplomação dos novos membros da ABC

Eleitos na Assembleia Geral de 1º de dezembro de 2022, foram diplomados na noite de 10 de maio os seguintes membros da ABC: Carolina Bhering de Araujo (IMPA) e Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (UFRJ), na área de ciências matemáticas; Rodrigo Barbosa Capaz (CNPEM & UFRJ), ciências físicas;  Ana Flávia Nogueira (Unicamp) e Severino Alves Junior (UFPE), em ciências químicas; Rômulo Simões Angélica (UFPA), em ciências da Terra; Gustavo Henrique Goldman (USP) e Ima Célia Guimarães Vieira (MPEG), em ciências biológicas; Denise Pires de Carvalho (UFRJ) e Rafael Roesler (UFRGS), em ciências biomédicas; Bernardo Galvão Castro Filho (Escola Bahiana de Medicina), em ciência da saúde; Anete Pereira de Souza (Unicamp), em ciências agrárias; Francisco de Assis Tenório de Carvalho (UFPE) e Segen Farid Estefen (UFRJ), em ciências da engenharia; Alcida Rita Ramos (UnB) e Sérgio França Adorno de Abreu (USP), em ciências sociais. Também foi eleita, na área de ciências biomédicas, Marta Maria Geraldes Teixeira (USP), mas não pôde comparecer à solenidade de diplomação.

Os membros correspondentes diplomados na ocasião foram Hans Lischka (Texas Tech University, EUA); Hernan Makse (City College of New York, EUA); Igor Correia de Almeida (University of Texas, EUA); Marcia Caldas de Castro (Harvard University, EUA). Foram eleitos também os cientistas Alberto Mantovani, do Instituto Clínico Humanitas, na Itália; Béla Bollobás, da Universidade de Memphis; Jitender P. Dubey, do Centro de Pesquisas Agrícolas em Beltsville, Maryland; e Paras Nath Prasad, da Universidade de Buffalo – os três últimos residentes nos EUA.”

Fotos: Cristina Lacerda

Leia mais sobre a eleição do Professor em dezembro de 2022:

Prof. Sérgio Adorno é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências