Prof. Sérgio Adorno é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

02/12/2022

O Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Sérgio Adorno, cofundador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e Coordenador do NEV-CEPID*, foi eleito membro titular Academia Brasileira de Ciências (ABC) no último dia 1º de dezembro, para ocupar uma das duas novas cadeiras dedicadas às Ciências Sociais.

Junto com o Prof. Sérgio Adorno, nesta área, foi eleita como membro titular a Professora Alcida Rita Ramos, da Universidade de Brasília (UnB). Hoje a ABC conta com 568 membros titulares, sendo 32 na área de Ciências Sociais e os demais representando outras nove áreas científicas: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências da Engenharia.

Para o Prof. Marcos César Alvarez, Coordenador do NEV/USP, “a eleição é importante em termos de reconhecimento para a área de estudos sociais da violência e especialmente para o NEV, onde o professor Adorno há décadas exerce atividades de pesquisa e liderança acadêmica”.

Com a eleição do Prof. Sérgio Adorno, o NEV passa a ter dois fundadores como membros titulares na área de Ciências Sociais da ABC: Prof. Paulo Sérgio Pinheiro também integra o grupo, composto ainda por:

Bolívar Lamounier
Boris Fausto
Celso Lafer
Claudia Lee Williams Fonseca
Edmar Lisboa Bacha
Eduardo Batalha Viveiros de Castro
Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto
Elisa Maria da Conceição Pereira Reis
Elza Salvatori Berquó
Helgio Henrique Casses Trindade
José Murilo de Carvalho
Julio Cezar Melatti
Laura de Mello e Souza
Lourdes Sola
Luiz Fernando Dias Duarte
Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha
Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor
Nadya Araujo Guimarães
Naercio Aquino Menezes Filho
Niéde Guidon
Nísia Verônica Trindade Lima
Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho
Peter Henry Fry
Ricardo Paes de Barros
Ricardo Ventura Santos
Roberto Augusto DaMatta
Roberto Kant De Lima
Ruben George Oliven
Sergio Miceli Pessôa de Barros
Simon Schwartzman
Yvonne Maggie de Leers Costa Ribeiro

 

A lista completa de integrantes eleitos está disponível neste link. Membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas em maio de 2023, durante a reunião Magna da Academia.

Sobre a Academia
A ABC foi fundada em 1916 como Sociedade Brasileira de Sciencias, na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. O grupo logo receberia a adesão de docentes de outras faculdades e de pesquisadores de instituições científicas, como o Museu Nacional, o Observatório Nacional, o Serviço Geológico e Mineralógico e o Instituto de Medicina Experimental de Manguinhos, atual Instituto Oswaldo Cruz. Saiba mais https://www.abc.org.br/a-instituicao/sobreaabc/historia/

*O NEV/USP é um dos Centros de Inovação, Pesquisa e Difusão (CEPID), programa de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)