Prof. Sérgio Adorno é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

02/12/2022

O Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Sérgio Adorno, cofundador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e Coordenador do NEV-CEPID*, foi eleito membro titular Academia Brasileira de Ciências (ABC) no último dia 1º de dezembro, para ocupar uma das duas novas cadeiras dedicadas às Ciências Sociais.

Junto com o Prof. Sérgio Adorno, nesta área, foi eleita como membro titular a Professora Alcida Rita Ramos, da Universidade de Brasília (UnB). Hoje a ABC conta com 568 membros titulares, sendo 32 na área de Ciências Sociais e os demais representando outras nove áreas científicas: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências da Engenharia.

Para o Prof. Marcos César Alvarez, Coordenador do NEV/USP, “a eleição é importante em termos de reconhecimento para a área de estudos sociais da violência e especialmente para o NEV, onde o professor Adorno há décadas exerce atividades de pesquisa e liderança acadêmica”.

Com a eleição do Prof. Sérgio Adorno, o NEV passa a ter dois fundadores como membros titulares na área de Ciências Sociais da ABC: Prof. Paulo Sérgio Pinheiro também integra o grupo, composto ainda por:

Bolívar Lamounier
Sergio Miceli Pessôa de Barros
Simon Schwartzman
Yvonne Maggie de Leers Costa Ribeiro

A lista completa de integrantes eleitos está disponível neste link. Membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas em maio de 2023, durante a reunião Magna da Academia.

Sobre a Academia
A ABC foi fundada em 1916 como Sociedade Brasileira de Sciencias, na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. O grupo logo receberia a adesão de docentes de outras faculdades e de pesquisadores de instituições científicas, como o Museu Nacional, o Observatório Nacional, o Serviço Geológico e Mineralógico e o Instituto de Medicina Experimental de Manguinhos, atual Instituto Oswaldo Cruz. Saiba mais https://www.abc.org.br/a-instituicao/sobreaabc/historia/

*O NEV/USP é um dos Centros de Inovação, Pesquisa e Difusão (CEPID), programa de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)