Agenda NEV | Ex-Ministro peruano, José Luís Perez Guadalupe, visita o NEV/USP

17/10/2023

Nesta segunda-feira, 16, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) contou com uma visita internacional: o ex-Ministro do Interior José Luís Perez Guadalupe, peruano, foi recebido pelo Coordenador do NEV/USP, Marcos César Alvarez, e equipe do Núcleo, para uma conversa sobre os sistemas prisionais do Peru e Brasil e tratar também da questão da presença de grupos criminais organizados.

O visitante foi Ministro de 2015 a 2016, além de diretor do sistema penitenciário do Peru (Instituto Nacional Penitenciário do Peru) entre 2011 e 2014. Atualmente, é professor e pesquisador e consultor da Fundação Konrad Adenauer, tendo uma série de obras publicadas sobre a questão prisional.

Os pesquisadores do Núcleo Fernando Salla, Bruno Paes Manso, Viviane Cubas, Renato Alves, Giane Silvestre, Gustavo Higa, Leonardo Ostronoff e Giovana Campos, participaram da reunião, em que trataram de perspectivas sobre a situação carcerária em outros países na América Latina e sobre suas dinâmicas e semelhanças com o Brasil. Os pesquisadores do NEV/USP fazem parte da linha de pesquisa Cidades, crime organizado e prisões, uma das frentes de atuação do NEV-CEPID, Programa Centros de Estudos, Pesquisas, Inovação e Difusão, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Fotos: Caio Andrade (NEV/USP)