NEV no Evento | ANPOCS: menção honrosa no prêmio de Direitos Humanos, premiação, coordenação de grupos, exposição de trabalhos e mais

17/10/2022

Começou na última quarta-feira, 12, o 46º Encontro anual da Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e ainda na primeira semana do evento o NEV teve atuação destacada.

Na sexta-feira, 14, a pesquisadora do Núcleo Maria Gorete Marques de Jesus, em conjunto com Fabio Lopes Toledo (FGV) e Ana Luiza Villela de Viana Bandeira (USP) foram agraciados com menção honrosa Prêmio Lia Zanotta Machado em Direitos Humanos para papers, com o trabalho “Violência na apreensão em flagrante e a dicotomia do sistema: uma discussão sobre as oitivas informais de adolescentes e as audiências de custódia” apresentado no Simpósio Temático “Violência, punição e controle social: perspectivas de pesquisa e de análise” (realizado em 13/10). Vale lembrar que no ano anterior, a mesma pesquisadora foi vencedora do Prêmio de Direitos Humanos, que havia sido criado e recebido, na primeira edição, o nome de Paulo Sérgio Pinheiro. Em 2022, a Sessão Especial de entrega de premiações, inclusive a de Direitos Humanos, foi realizada na noite de sexta-feira e transmitida abertamente pelo Youtube (clique aqui para rever).

O 46º encontro da Anpocs marca a retomada das atividades presenciais deste tradicional evento do campo das Ciências Sociais. As atividades aconteceram à distância nos primeiros dias (12 a 15) e seguem na modalidade presencial nos três últimos, de 17 a 19 de outubro, no campus da Unicamp, em Campinas (SP). O NEV mais uma vez marca presença em diversas atividades, confira as participações dos pesquisadores e docentes do Núcleo:

 

Conferências e Fóruns

12/10/22, quarta, 17h: Bruno Paes Manso (NEV – USP) e Marcos Alvarez, Coordenador do NEV, participaram do “Diálogos Anpocs” sob o tema “Milícias, violência e democracia” com José Cláudio Souza Alves (UFRRJ). Atividade aberta ao público, veja neste link.

13/10/22, quinta, 17h: O Prof. Sérgio Adorno, Coordenador do NEV-CEPID, esteve à frente do Colóquio Direitos Humanos: “A persistência das violações de direitos humanos na democracia brasileira: perspectivas locais”, na sessão “Territórios, populações, etnias e meio ambiente no Norte e Nordeste” com os expositores Bruna Zagatto (Université Libre de Bruxelles) e Jane Beltrão (UFPA), a debatedora foi Mariana Possas (UFBA). Assista pelo link.

14/10/22, sexta, 17h: o Prof. Sérgio Adorno também esteve no Fórum “Anpocs: rumo aos 50 anos” ao lado de nomes como Guita Grin Debert (Unicamp), Adriano Codatto (UFPR) e André Botelho (UFRJ| ANPOCS), com a mediação de Emilia Pietrafesa de Godoi (Unicamp). Assista neste link.

 

Coordenação de Seminários Temáticos e Simpósios de Pesquisas

Bruna Gisi Martins de Almeida (NEV/USP) e Juliana Tonche (UNIVASF) coordenam o Seminário Temático “Violência, punição e controle social: perspectivas de pesquisa e de análise” (ST 28, virtual, de 12 a 14/10).

Nas atividades do ST 28, Bruna coordenou a sessão 2, na tarde do dia 13/10, quinta, sob o tema “Lógicas e funcionamento prático do sistema de justiça”, ao lado de Marcos César Alvarez, Coordenador do NEV, como debatedor. Na ocasião, Ricardo Campello (Unicamp; NEV/USP) leva o tema “Identificação genética e investigação criminal: alguns paradoxos tecnopolíticos”.

A sessão 3 do ST 28 também contou com Bruna na coordenação, no dia 14/10, tratando de “Polícia e população: processos de militarização da segurança”. Na ocasião, José Teles Mendes (NEV/USP) e Frederico Castelo Branco Teixeira (NEV/USP) apresentaram o estudo “Procurar a polícia afeta a confiança na instituição? Evidências longitudinais da cidade de São Paulo”.

Na noite de 13/10, Veridiana Paraíba Campos (NEV – USP) coordenou sessão única do Simpósio de Pesquisas Pós-graduadas (SPG 42) sobre “Trabalho: um direito humano para quais humanos?”, que também conta com Thaís de Souza Lapa (UFSC) como debatedora. Na mesma noite, Natasha Bachini Pereira (NEV – USP) esteve à frente da sessão única do SPG 25 “Midiatização, plataformização e discurso político”, que coordenou com Victor Rabello Piaia (FGV DAPP).

 

Apresentação de trabalhos

13/10, quinta: Apresentação do paper: Violência na apreensão em flagrante e a dicotomia do sistema: uma discussão sobre as oitivas informais de adolescentes e as audiências de custódia, de autoria de Fabio Lopes Toledo (FGV), Maria Gorete Marques de Jesus (NEV-USP), Ana Luiza Villela de Viana Bandeira (USP), no ST28: Violência, punição e controle social: perspectivas de pesquisa e de análise.

17/10, segunda: Natasha Bachini Pereira (NEV/USP) e Gustavo Higa (NEV/USP) apresentam o trabalho “Autoritarismo digitalmente implantado? O discurso da direita conservadora brasileira no Facebook” na Sessão 1 do Seminário Temático “Democracias em declínio: desafios políticos, teóricos e analíticos” (ST 42).

18/10, terça: Ao lado de Alexandre dos Santos Cunha (IPEA), Arthur Trindade Maranhão Costa (UnB), Wendell de Freitas Barbosa (UFCa) e Rodrigo Figueiredo Suassuna (UFRN), Maria Gorete ainda participa da Mesa Redonda “Pesquisa nacional de ações criminais por tráfico de drogas: resultados, discussões e agendas” e expõe o paper “Juiz cuspidor de sentença”: a produtividade judicial e a autolegitimidade dos magistrados, que conta, além de sua autoria, com as assinaturas de Amanda Evelyn Cavalcanti de Lima (NEV/USP) e Marcos César Alvarez (USP), durante o Simpósio Temático “Instituições judiciais, atores e práticas: mobilizações, estratégias e sentidos em torno do direito”.

19/10, quarta: Apresentação do paper: “Juiz cuspidor de sentença”: a produtividade judicial e a autolegitimidade dos magistrados, de autoria de Maria Gorete Marques de Jesus (NEV/USP), Amanda Evelyn Cavalcanti de Lima (NEV/USP), Marcos César Alvarez (NEV/USP), no ST49: Instituições judiciais, atores e práticas: mobilizações, estratégias e sentidos em torno do direito.

19/10, quarta: Apresentação do paper: Controle interno do Poder judiciário e legitimidade: o papel das Corregedorias, de autoria de Giane Silvestre (NEV-USP), Bruna Gisi Martins de Almeida (USP), Fernanda Novaes Cruz (NEV-USP), no ST41: Controles Democráticos: instituições, atores e processos.

19/10, quarta: Apresentação de paper “A noção de Populismo Penal: ressonâncias e limites da definição” por Gustavo Higa (NEV/USP e Roberta Novello (NEV/USP) na Sessão 2 do Seminário Temático “Interpretações sobre conflito social e democracia no Brasil contemporâneo” (ST 50).

 

Sobre o 46º Encontro da Anpocs

Esta edição do Encontro tem em suas linhas de definição temas prementes e atuais na sociedade brasileira, como a democracia e a ciência, com uma vasta e diversa programação organizada em diálogos, seminários temáticos, simpósios de pesquisas pós-graduadas e mesas-redondas, que revisitam assuntos já debatidos, mas longe de serem esgotados, e traz à tona novos desafios para que sejam promovidas mudanças sociais e políticas.

Outras atividades também constam na programação, como sessões de vídeo e exposições fotográficas, além de conversas com autores e premiações. Confira a programação completa no site do evento: www.encontro2022.anpocs.com. No canal da Anpocs no Youtube, os vídeos abertos do 46º Encontro estão reunidos na lista disponível neste link.