Com discussão na França dia 27, pesquisador associado ao NEV lança versão em inglês de livro

17/03/2023

[Atualização em abril/23] Por motivos de força maior, o evento mencionado originalmente para 27 de março às 12h foi remarcado para 14 de abril, às 14h (horário local), no mesmo local e especificações.

Pesquisador associado ao NEV, Ricardo Urquizas Campello teve seu livro “Curto-circuito: Monitoramento Eletrônico e Tecnopunição no Brasil” traduzido para o inglês e publicado pela editora Springer. A obra é resultante de seu trabalho de pesquisa de doutorado, vencedor do prêmio 2020 de teses da Anpocs.

Campello está em Paris, França, realizando etapa internacional de seus estudos de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), junto ao Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux (IRIS), uma Unidade mista de pesquisa que associa L’École des hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Inserm) e Université Sorbonne Paris Nord.

Será realizada uma sessão de discussão presencial de seu livro no Campus Condorcet dia 27 de março, às 12h (horário local). A obra será apresentada e discutida por Philippe Artières e Joëlle Vailly, supervisora científica de Campello em Paris.

Intitulado em inglês “Short-Circuit: Electronic Monitoring and the crisis of the Brazilian Prision System”, o livro analisa os elementos técnicos, políticos, epistemológicos e subjetivos que constituem os dispositivos de monitoramento eletrônico de presos e presas no Brasil. A pesquisa investigou os efeitos da utilização de tornozeleiras eletrônicas em regime semiaberto, prisão domiciliar ou medidas cautelares diversas da prisão, conectados às atuais transformações operadas pelo poder de punir.

O trabalho apresenta uma análise dos movimentos de densificação e dilatação do sistema penal brasileiro, impulsionados pelo monitoramento eletrônico; a transversalização de práticas discursivas heterogêneas na constituição do dispositivo de monitoramento; e a produção de novas formas de subjetivação e dessubjetivação mediadas pelas interfaces estabelecidas entre o corpo penalizado que circula e a máquina que conduz essa circulação.

Em seu doutorado, Campello teve a orientação do Prof. Marcos Cesar Alvarez, Coordenador do NEV. Para a viabilização da versão internacional do livro, Campello contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS/USP).

O livro está disponível para download gratuito em português. Em inglês, pode ser adquirido em formato e-book ou impresso no site da editora. Acesse pelos links a seguir:

Português: https://nev.prp.usp.br/publicacao/curto-circuito-monitoramento-eletronico-e-tecnopunicao-no-brasil/

Inglês: https://nev.prp.usp.br/publicacao/short-circuit-electronic-monitoring-and-the-crisis-of-the-brazilian-prison-system/

Premiação da tese de Ricardo Campello pela Anpocs: https://nev.prp.usp.br/noticias/tese-sobre-monitoramento-eletronico-ganha-premio/