Vaga de Iniciação Científica na linha de Pesquisa NEV-CEPID “Servidores Públicos, autolegitimidade e confiança: Judiciário”

19/08/2022

O Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP) recebe, até o dia 25 de agosto, inscrições de pessoas cursando Graduação para preenchimento de uma vaga de Iniciação Científica para realizar atividades na linha de pesquisa “Servidores públicos, autolegitimidade e confiança: Judiciário”.

A seleção terá duas fases: 1ª (eliminatória) – avaliação de histórico escolar, curriculum vitae e carta de interesse; 2ª – entrevista.

Requisitos para os(as) candidatos(as):

• Graduando/a dos cursos de ciências sociais, gestão de políticas públicas, história, geografia, direito e áreas correlatas (a partir do terceiro ano);
  • Domínio de leitura em língua inglesa;
  • Histórico escolar sem reprovações e média ponderada mínima 7,0;
  • Interesse em temas relacionados ao poder judiciário;
  • Conhecimento do pacote Office (Excel básico)

IMPORTANTE:

– O/a candidato/a pode ter graduação em qualquer Universidade (pública ou privada);

– A FAPESP não aprova bolsas para quem tem alguma reprovação no currículo;

PROCESSO SELETIVO

Inscrição | Documentos: cópia do histórico escolar, curriculum vitae e carta de interesse (escrita no corpo do e-mail de inscrição). Enviar e-mail para  nevselecao@gmail.com com o título: “Iniciação Científica – judiciário”.

Data máxima para inscrição: 25/08/2022

Sobre a pesquisa:

A pesquisa trata da legitimidade do judiciário a partir das percepções dos juízes e dos contatos estabelecidos entre os magistrados e a população. Seguindo as discussões centrais do CEPID/FAPESP, compreende-se que a percepção dos juízes sobre sua legitimidade é fundamental para a legitimidade da instituição. O estudo adota uma metodologia qualitativa, com o objetivo de compreender como os juízes percebem e constroem a sua autoridade e legitimidade, considerando a importância do contato estabelecido com a população.

A primeira etapa da pesquisa realizou entrevistas qualitativas com juízes que atuam em diferentes áreas do direito e teve como objetivo acessar a noção de autoridade judicial, considerando as opiniões sobre as relações internas ao judiciário e sobre o contato estabelecido com a população. A segunda etapa da pesquisa realizou observação das interações estabelecidas entre os atores que participam de audiências de custódia e permitiu aprofundar a análise sobre a construção da autoridade dos juízes, a partir de suas visões e das interações com os demais operadores do direito. A terceira etapa da pesquisa – em desenvolvimento – aprofunda a discussão sobre as relações de autoridade internas ao poder judiciário, considerando a importância das diferentes audiências (público, pares, superiores) para a construção da legitimidade dos juízes.

Buscamos explorar em que medida o exercício da autoridade judicial está também relacionado às expectativas dos pares, sobretudo, dos superiores, e as possíveis consequências do não cumprimento dessas expectativas. A investigação envolve o mapeamento e análise da estrutura hierárquica e dos procedimentos de controle do judiciário, em particular no Estado de São Paulo, e a realização de estudos de caso com juízes/as que tenham sido representados nas instâncias de controle interno do Poder Judiciário.

Clique para baixar o edital completo.