Envie seu resumo para sessão coordenada por pesquisadora do NEV no Congresso de Sociologia da ISA 2023

19/09/2022

Foi aprovada para o próximo Congresso da International Sociological Association (ISA) uma sessão de trabalho submetida pela pesquisadora do NEV Letícia Simões-Gomes com a Professora Natalie Byfield, da St. John’s University, nos Estados Unidos. O grupo, que debaterá policiamento, vigilância e racialização nas Américas, foi um dos 16 aprovados pelo Comitê de Pesquisa 05 (RC 05), chamado Racism, Nationalism, Indigeneity and Ethnicity.

Read this in English

O XX Congresso da Associação Internacional de Sociologia será um evento híbrido realizado em Melbourne, Austrália, de 25 de junho a 1o de julho de 2023. A chamada para resumos está aberta até o dia 30 de setembro. Serão aceitos resumos de 300 palavras pelo sistema on-line até 30 de setembro de 2022 às 24:00 GMT. São aceitos resumos em inglês e em espanhol. As regras para submissão estão descritas em inglês neste link.

A sessão sobre policiamento, vigilância e racialização nas Américas pretende discutir de forma comparada a relação entre as formações raciais e étnicas e as instituições estatais de controle social – notadamente a polícia.

Uma pergunta norteadora para os trabalhos é: Como a racialização de outros grupos foi informada por instituições de policiamento, na medida em que estas respondiam aos imperativos da colonização e da espoliação de mão de obra?

Com essa intenção, as coordenadoras da sessão convidam pesquisadores para que enviem contribuições com diferentes enquadramentos conceituais, métodos, abordagens, sujeitos e objetos que dizem respeito a como as instituições de policiamento têm sido atores centrais em processos mais amplos de categorização, racialização e vigilância racial.