Pesquisador do NEV será premiado com Troféu Audálio Dantas, prêmio do Instituto Vladimir Herzog

02/06/2023

Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), receberá uma nova premiação na terça-feira, 6 de junho, no Auditório Prestes Maia (Plenarinho) da Câmara Municipal de São Paulo, em solenidade que começa às 19h.

Trata-se do Troféu Audálio Dantas, iniciativa do Instituto Vladimir Herzog, que chega a sua 4ª edição. O nome do prêmio é uma homenagem ao jornalista que teve uma carreira notável, trabalhando em importantes veículos de mídia, como O Cruzeiro, revista Quatro Rodas e VejaSP. Audálio se destacou ao produzir uma série de reportagens sobre “A nova guerra” de Canudos (BA), quando a cidade esteve ameaçada pelo desaparecimento devido à construção de uma represa.

Em 1975, enquanto era presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), desempenhou um papel fundamental na denúncia do assassinato de seu colega de profissão, Vladimir Herzog. O ato ecumênico realizado na catedral da Sé em 31 de outubro de 1975 teve um impacto significativo no processo de redemocratização do país. Além disso, ele foi o primeiro presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) eleito por voto direto.

Premiados

A escolha de Bruno Paes Manso para receber esse prêmio está ligada com sua carreira dedicada ao estudo da violência e ao compromisso de buscar soluções para uma sociedade mais justa, já que os critérios adotados são baseados em valores que ele respeita e humildemente busca seguir: indignação, coragem e esperança. Esta edição do prêmio homenageia também Gregório Duvivier, Juliana Dal Piva, Leonardo Sakamoto, Rene Silva e Valmir Salaro.

Além disso, o Troféu Audálio Dantas possui um design inspirador, baseado em um desenho feito pela renomada cartunista Laerte. A escultura, criada por Jorge Matua, retrata São Jorge entrevistando um dragão, simbolizando a coragem de enfrentar os desafios e lutar por um mundo melhor. De acordo com Bruno Paes Manso, esse detalhe torna o prêmio ainda mais especial, sendo uma obra que representa a união entre a arte e a mensagem inspiradora do jornalismo. Oboré e Família Kunc Dantas são os responsáveis pela curadoria do evento.

“Fico muito honrado, por vários motivos: primeiro, porque estou na companhia de outros jornalistas que admiro muito, depois, porque o prêmio é uma homenagem ao jornalista Audálio Dantas, um dos profissionais mais sensíveis e corajosos da nossa profissão. Audálio também foi o jornalista que ajudou Carolina Maria de Jesus a fazer suas primeiras publicações na grande imprensa, o que marcou o início da carreira de uma das mais importantes escritoras brasileiras. O troféu é uma peça incrível, não tem presente mais legal que esse”, comenta Bruno.