Paper de pesquisadores do NEV recebe prêmio da ABCP com a Revista Brazilian Political Science Review

21/10/2022

Os pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) Frederico Castelo Branco e José Teles Mendes apresentaram o paper “Abordagem policial e a satisfação com a democracia em São Paulo” no 13º Congresso da Associação Brasileira de Cientistas Políticos (ABCP), na área temática “Comportamento Político” (A1).

O evento foi realizado no final do mês de setembro e, nesta semana final de outubro, o prêmio promovido pela ABCP no evento, em parceria com a Revista Brazilian Political Science Review (BPSR), fechou suas avaliações pós-evento, escolhendo o trabalho dos pesquisadores do NEV entre os dois premiados de sua área temática.

O trabalho trata de abordagens policiais no Estado de São Paulo, analisando se as percepções decorrentes do exercício do poder seriam relevantes para compreender a legitimidade de governos e do regime político. Leia o resumo do paper:

“No Estado de São Paulo as abordagens policiais figuram como eixo fundamental da política de segurança pública desde o final da década de 1990. Dada a centralidade da estratégia de policiamento no caso paulista, nos indagamos se as percepções decorrentes do exercício do poder seriam relevantes para compreender a legitimidade de governos e do regime político. Assim, utilizando dados do painel realizado em São Paulo (2015, 2017 e 2018) pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP, investigamos se a experiência de ter sido abordado pela polícia tem efeitos sobre a satisfação com a democracia. Para realizar essa análise, utilizamos matching e a técnica de diferença-em-diferenças (diference-in-differences), ampliada para painéis com múltiplos períodos. Nossa hipótese é a de que a abordagem policial reduz, em média, a satisfação com a democracia dos indivíduos.”