NEV na mídia | SPTV1: Denúncias de revistas vexatórias aumentaram em 2023

24/05/2023

Giane Silvestre, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), concedeu uma entrevista ao SPTV1, telejornal da emissora Globo, sobre o uso de tecnologias para evitar revistas vexatórias. Segunda a pesquisadora, “as tecnologias são suficientes para uma revista de qualidade em 2023. Por exemplo, nos aeroportos a gente não passa por nenhum tipo de revista vexatória e mesmo assim ninguém embarca no avião com nada ilícito”.

A reportagem aponta que uma lei de 2014 proíbe que qualquer que pessoa passe por uma revista íntima não precisa se despir, fazer agachamentos ou saltos e submeter-se a exames clínicos invasivos. De acordo com o decreto, o visitante deve ser revistado em um local reservado e por equipamentos como scanners corporais, detectores de metais, aparelhos de raio x ou outras tecnologias que preservam a integridade físico-psicológica ou moral do visitante.

Para ver a reportagem completa e a fala da pesquisadora que começa  a partir do 1 min. e 54 seg., acesse o link a seguir: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp1/video/denuncias-de-denuncias-vexatorias-aumentaram-em-2023-11637058.ghtml

 

(Foto: reprodução da reportagem – 2023)