Dossiê da Revista Latino Americana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud será coordenado por pesquisadores do NEV e recebe artigos até 31 de outubro

24/05/2023

A revista Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñes y Juventud incluirá, em seu volume 22, um dossiê especial intitulado “Actitudes de infancias y juventudes frente a la policía“. Aline M. M. Gomes, André Vilela Komatsu, Debora Piccirillo, Renan Theodoro Oliveira, pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP), da linha de pesquisa sobre Socialização Legal no programa NEV-CEPID/Fapesp, são editores convidados para a organização do dossiê.

Os organizadores do dossiê buscam relatos de pesquisa original sobre as atitudes de crianças e jovens em relação à polícia, incluindo experiências de contato entre jovens e polícia, prevalências de diferentes modalidades de contato com a polícia e seus possíveis efeitos, percepções dos jovens sobre a polícia e iniciativas e movimentos de jovens para o enfrentamento da violência policial.

Em sua chamada de artigos, destacam: “É ensinado às crianças que a polícia é uma instituição a ser procurada em situações difíceis, o que geralmente gera uma imagem positiva da polícia e dos policiais. No entanto, é necessário compreender melhor os contextos, formas e frequências em que ocorrem os contatos entre a polícia e os jovens, bem como seus desdobramentos, gerando reflexões sobre a atuação dos agentes policiais e suas atitudes em relação aos jovens. Em sociedades democráticas, espera-se que a polícia exerça seu trabalho de acordo com a noção de Estado de Direito e o respeito aos Direitos Humanos. No entanto, frequentes casos de abuso policial são registrados em diversos países da América Latina.”

A revista encoraja os autores a seguirem os principais tratados e convenções internacionais e os marcos legais específicos das localidades em que as investigações foram conduzidas. O prazo para recepção de artigos é até 31 de outubro de 2023.

Para ler as orientações temáticas do dossiê na chamada completa, em PDF: clique neste link.

As especificações técnicas e formais, como tamanho máximo, elementos e acesso à plataforma para envio de artigos para a Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñes y Juventud estão disponíveis em português, espanhol e inglês na página: https://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/about/submissions