Vagas de Iniciação Científica, candidaturas até dia 10 de maio

26/04/2023

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) recebe, até o dia 10 de maio, inscrições de pessoas cursando graduação em ciências sociais, gestão de políticas públicas, direito e áreas correlatas, a partir do terceiro ano, para preenchimento de vagas de Iniciação Científica. As atividades que serão desenvolvidas tem ligação com a linha de pesquisa “Do Serviço Social de Menores à Fundação CASA: contexto socio-histórico e práticas institucionais”.

Requisitos:
● Graduando/a dos cursos de ciências sociais, história, direito e áreas correlatas, a partir do segundo ano;

● Histórico escolar sem reprovações e média ponderada mínima 7,0;

● Interesse em temas relacionados às instituições públicas e privadas de assistência social e de cumprimento de medidas socioeducativas;

Desejável:
● Conhecimento prévio em pesquisa documental;

● Conhecimento do pacote Office (Excel básico);

Horário e remuneração:
● Carga horária 20 horas semanais;

● Valor da bolsa FAPESP: R$ R$ 800,10;

Documentos para inscrição:
● Currículo Lattes;

● Histórico Escolar da graduação;

● Carta de apresentação (no máximo 2 páginas);

● Enviar para: nevselecao@gmail.com indicando no assunto do e-mail: “Iniciação Científica – Fundação Casa”;

● Prazo: 10/05/2023

Sobre a pesquisa:
O projeto tem por objetivo reconstruir aspectos da história das instituições de controle social no estado de São Paulo voltadas para crianças e adolescentes em dois diferentes períodos. De 1930 a 1960, procura analisar as instituições criadas para as crianças e adolescentes consideradas em situação de abandono ou infratoras. De 2007 a 2014, busca analisar as instituições destinadas aos jovens em situação de conflito com a lei que se encontravam em medida socioeducativa de internação. Para o desenvolvimento da pesquisa, a documentação fundamental a ser utilizada é constituída pelos prontuários do Serviço Social de Menores (SSM) para o primeiro período e os prontuários dos internos da Fundação CASA, para o segundo período.

Para acessar o documento completo, clique e baixe aqui.