NEV/USP começa projeto “Percepções de policiais sobre a justiça, a democracia e os direitos humanos” com apoio do CNPq

26/05/2023

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) iniciou, em abril de 2023, um projeto aprovado em chamada pública de 2022 (nº 40) do Programa de desenvolvimento científico e tecnológico em humanidades do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), executada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O projeto do NEV/USP, intitulado “As percepções de policiais sobre a justiça, a democracia e os direitos humanos”, foi aprovado na linha de “políticas públicas para o desenvolvimento humano e social”. Com dois anos de duração, o projeto busca compreender as percepções dos policiais em relação às políticas públicas de segurança, o funcionamento do sistema de justiça, a Democracia e os Direitos Humanos no exercício de suas funções, observando como as percepções dos policiais influenciam a desconfiança e tensões entre as diferentes instituições de aplicação da lei, bem como a (des)legitimação dos agentes, instituições e políticas públicas, e como impactam as concepções e aplicações das políticas voltadas ao sistema de justiça criminal.

Em reunião realizada em formato híbrido no NEV/USP no dia 3 de abril, o pontapé inicial do projeto, liderado por Marcos César Alvarez, Professor titular da FFLCH/USP e Coordenador do Núcleo, reuniu representantes das Universidades articuladas em rede para realização do projeto:

  • Universidade Federal do ABC: Camila Nunes Dias, também pesquisadora Associada ao NEV/USP
  • Universidade Federal da Bahia: Luiz Cláudio Lourenço (Laboratório Lassos)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF): Carlos Henrique Serra, também pesquisador associado ao NEV/USP
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): Marcelo Silveira Campos e Paulo César Pontes Fraga

Participam, pelo NEV/USP, as pesquisadoras e os pesquisadores Debora Piccirillo, Felipe Ramos Garcia, Fernanda Cruz, Fernando Salla, Frederico Castelo Branco, Giane Silvestre, Gorete Marques, Gustavo Higa, Natasha Bachini, Pablo Almada, Renato Alves, Veridiana Campos e Viviane Cubas. Nas fotos, aparece também Sérgia Santos, colaboradora da área financeira do Núcleo.

 

Fotos: Cristina Uchôa – NEV/USP

 

Os resultados do projeto podem contribuir com a formação de policiais em parceria com as academias de polícia, subsidiar a Rede de Observatórios de Segurança e aumentar o arcabouço teórico nas áreas relacionadas à pesquisa. Além disso, a proposta contará com a parceria do NEV/USP com o “Monitor da Violência”, plataforma de informações digital de referência nacional em segurança pública.

O Programa do CNPq que financia este projeto tem por objetivo de apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, orientados à produção de conhecimento científico inovador para o enfrentamento de grandes desafios e problemas nacionais e para o desenvolvimento social, econômico, científico, político e cultural da sociedade brasileira, em especial de populações em situação de vulnerabilidade.