Vaga de Iniciação Científica, candidaturas até dia 20 de abril

04/04/2023

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) recebe, até o dia 20 de abril, inscrições de pessoas cursando graduação em ciências sociais, gestão de políticas públicas, direito e áreas correlatas, a partir do terceiro ano, para preenchimento de uma vaga de Iniciação Científica para realizar atividades na linha de pesquisa “Segurança Pública nos municípios: o papel das guardas municipais na prevenção da violência contra a mulher”.

Horário e remuneração:

• Carga horária 20 horas semanais;
  • Valor da bolsa FAPESP: R$ R$ 800,10;

Documentos para inscrição:

• Currículo Lattes;
  • Histórico Escolar da graduação;
  • Carta de apresentação (no máximo 2 páginas);
  • Enviar para: nevselecao@gmail.com indicando no assunto do e-mail: “Iniciação Científica – projeto guardas”.

Sobre a pesquisa:

A pesquisa buscou mapear as guardas municipais existentes no Estado de São Paulo, e dentre elas as que desenvolvem programas de prevenção à violência contra as mulheres. A partir deste mapeamento, foi possível contatar dois municípios em cada região do Estado de São Paulo – litoral, grande São Paulo, e interior – para realização de entrevistas com secretários municipais de segurança, comandantes das GCM e oficiais atuantes nos Programas de proteção e prevenção à violência contra as mulheres.

De forma geral, constatou-se que os programas desenvolvidos pelas GCMs baseiam-se no Programa Ronda Maria da Penha (com variações como Patrulha Maria da Penha ou Guardiã Maria da Penha). Tal programa parte das medidas protetivas que as mulheres vítimas de violência doméstica recebem da autoridade judiciária, e acompanha tais mulheres para prevenir qualquer descumprimento da medida protetiva. As GCMs disponibilizam uma forma de contato mais rápida para essas mulheres em casos de emergência, além de realizarem rondas nas proximidades dos endereços de residência das vítimas, e visitas às mulheres vítimas.

Para saber todos os requisitos, clique e baixe o edital completo.