Prof. Sérgio Adorno coordena Webinário da Fapesp dia 7/dez sobre “Violência e Radicalização”

30/11/2022

Na próxima quarta-feira, 7 de dezembro, às 10h, o Prof. Sérgio Adorno, Coordenador do NEV-CEPID, conduzirá o webinário “Violência e Radicalização”, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com Renato Janine Ribeiro (FFLCH-USP), Joana Monteiro (EBAPE-FGV), Marcos Nobre (IFCH-UNICAMP/Cebrap) e Roberto Kant de Lima (InEAC-UFF), coautores do capítulo organizado pelo Professor com este título em livro comemorativo dos 60 anos da Fundação.

O webinário fecha a série “A Ciência no Desenvolvimento” (acesse a página https://60anos.fapesp.br/aciesp-eventos), realizado ao longo do ano de 2022, consolidando a publicação do livro FAPESP 60 Anos: A ciência no desenvolvimento nacional. O evento acontece na modalidade online, via aplicativo Zoom. Após o evento, a gravação fica disponibilizada na mesma página, assim como o capítulo do livro publicado.

A iniciativa do livro e dos eventos é da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) que, em comemoração aos 60 anos da FAPESP, reuniu pesquisadores sêniores do Brasil e exterior e jovens cientistas vinculados a instituições paulistas para uma análise crítica do estado da arte da ciência em São Paulo e no Brasil, bem como para examinar as grandes oportunidades de pesquisa nos próximos anos. A abertura do Webinário será feita por Vanderlan Bolzani e Adriano Andricopulo, respectivamente presidente e diretor executivo da ACIESP.

 

Neste capítulo e webinário, o enunciado oficial é:

“A violência, em suas mais diferentes modalidades – interpessoal, coletiva, social, política e institucional – é um fenômeno contemporâneo, presente em diferentes sociedades. Naquelas caracterizadas por acentuadas desigualdades sociais, como é a sociedade brasileira, a frequência, intensidade e gravidade das ocorrências criminais, em especial com desfechos fatais, enfraquecem o controle legal da ordem pública, comprometem a legitimidade das autoridades encarregadas de aplicar leis e suscitam problemas para a consolidação democrática. A recente polarização política criou ambientes favoráveis à disseminação do ódio e da intolerância contra os direitos humanos de quem quer que seja. Estimulada pelo emprego de redes e tecnologias sociais, ela acabou por tornar esse cenário de violência ainda mais dramático. Neste episódio, serão discutidas as possíveis explicações para essas tendências e as saídas para a violência no contexto do Estado democrático de direito.”

*Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão, um programa da Fapesp. Saiba mais sobre esta pesquisa em andamento pelo NEV nos últimos anos, clique aqui.