NEV no Evento: Pós-doutorandos do NEV/USP marcam presença em Congresso da USP

31/10/2023

Seis pesquisadoras e pesquisadores de pós-doutorado ligados ao NEV/USP participaram do Congresso de Pós-Doutorandos da USP, realizado entre 17 e 19 de outubro no campus Butantã da Universidade, em São Paulo.

Com o tema “Papel e perspectivas dos Pós-Docs no Brasil”, o evento trazia como proposta realizar trocas entre os pesquisadores ligados à Universidade, bem como abordar os desafios contemporâneos da atuação profissional em pesquisa.

“Os Pós-Docs, profissionais com enorme potencial e altamente capacitados, precisam planejar as etapas vindouras para atingir de forma assertiva e bem sucedida sua evolução profissional. Nesse sentido, o evento pretende colocar os Pós-Docs USP em contato com potenciais interessados, almejando diversificar e promover sua carreira para setores da sociedade que possam absorvê-los”, menciona o site do evento, ao descrever sua proposta e objetivos.

No primeiro dia do evento, as pós-doutorandas da linha pesquisa sobre Judiciário do programa NEV-CEPID/Fapesp participaram da sessão “Democracia: norma e prática no Brasil contemporâneo”. Amanda Evelyn Cavalcanti de Lima falou de seu trabalho “Legal professions and anti-corruption operations: the case of Lava Jato”, Fernanda Novaes Cruz apresentou (à distância) sua produção “Os impactos dos processos administrativos disciplinares entre policiais militares de São Paulo” e Maria Gorete Marques de Jesus realizou a apresentação “A legitimidade entre a instituição policial e a judiciária: uma análise das audiências de custódia”.

No terceiro dia de trabalhos, Fernanda Lemos, pesquisadora do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), iniciativa de extensão do programa NEV-CEPID/Fapesp, realizou sua apresentação sobre o trabalho “Juventude em cena: representações da violência no cotidiano escolar”. Natasha Bachini e Pablo Almada, que atuam na linha sobre Autoritarismo e Representações Sociais no programa NEV-CEPID/Fapesp, fizeram a exposição de seus trabalhos na sessão “Democracia: inteligência artificial e os dilemas da comunicação”, discutindo, respecitvamente, os títulos “Desdemocratização digital: a instrumentalização das mídias sociais pela extrema-direita no Brasil” e “Problematizando o negacionismo: pandemia de COVID-19, democracia e direitos humanos”.

Também apresentaram pôsteres no evento os pesquisadores Carlos Henrique Serra, pesquisador associado ao NEV/USP, e Diego Rodrigues, pós-doc da área de transferência de tecnologia do programa NEV-CEPID/Fapesp, colaborador de projeto temático desenvolvido pelo NEV/USP em parceria com o CEPID-CEMEAI com apoio da Fapesp.