Agenda NEV/USP | Evento: Geografia do crime em cidades brasileiras: análises quantitativas em São Luís e São Paulo

06/11/2023

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) organiza o evento online “Geografia do crime em cidades brasileiras: análises quantitativas em São Luís e São Paulo” na próxima segunda-feira, 13 de novembro, às 14h, com o pesquisador de pós-doutorado associado ao Núcleo, Rafael Ramos, e mediação do pesquisador Marcelo B. Nery, que cooordena a área de Transferência de Tecnologia do programa NEV-CEPID-Fapesp. A atividade contará também com a presença de Silas de Melo, professor da Universidade Estadual do Maranhão, campus São Luís (MA), que apresentará uma análise do crime e violência na proximidade de escolas na cidade de São Luís (MA).

A transmissão será feita pelo Youtube do NEV/USP no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=q4mFNeoHUl8

Assista o vídeo completa clicando aqui.

Descrição do evento

A análise quantitativa e espaço-temporal é de grande importância para um melhor entendimento de diversos fenômenos sociais, dentre eles a criminalidade e suas geografias. Com ela, é possível não apenas detectar e mapear padrões, tendências e relações entre o fenômeno de interesse e outras variáveis, mas também determinar o peso relativo dos diversos fatores, podendo, portanto, servir de complemento para outras abordagens de pesquisa, e de guia para elaborar políticas mais efetivas e eficientes. Isto é ainda mais crucial dado que a criminalidade tende a exibir uma grande concentração espacial. Neste seminário, apresentaremos por esta perspectiva dois trabalhos sobre a criminalidade em cidades brasileiras: uma análise do crime e violência na proximidade de escolas na cidade de São Luís (MA), pelo professor Silas de Melo, e uma análise dos roubos a transeuntes na cidade de São Paulo (SP) e sua relação com padrões urbanos, pelo pesquisador de pós-doutorado Rafael Ramos.

Veja fotos do evento: