Agenda Internacional | Pesquisador do NEV faz seminário na Universidade de Leeds, na Inglaterra

25/10/2023

Gabriel Patriarca, pesquisador de doutorado vinculado ao programa do NEV-CEPID/Fapesp, apresentou na Universidade de Leeds, na Inglaterra, o seminário “Plural Policing at Latin America’s Gateway: Networking, Struggling and Securing the Port of Santos, Brazil” (Policiamento Plural na Porta de Entrada da América Latina: Redes, Lutas e Segurança no Porto de Santos, Brasil, tradução livre) dia 4 de outubro.

A participação de Patriarca no evento organizado pela Escola de Direito da Universidade marcou o encerramento de sua Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) do doutorando, uma modalidade que se destina a apoiar a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração, por bolsistas FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado Direto, Doutorado e Pós-Doutorado.

Resumo da apresentação:

“O policiamento não é mais domínio exclusivo da ‘polícia pública’, mas é realizado por uma ampla gama de atores públicos, privados e voluntários. Nos últimos três ou mais décadas, nossa compreensão comparativa do ‘policiamento plural’ avançou consideravelmente. Um número cada vez maior de estudiosos contribuiu para o processo de mapear tanto a multiplicidade de atores encarregados de executar funções de policiamento no terreno quanto a variedade de estruturas regulatórias responsáveis por orientar essas funções de cima. Sabe-se muito menos sobre o que acontece quando esses atores policiais e estruturas regulatórias interagem entre si diariamente. Para abordar essa lacuna, estamos promovendo uma agenda de pesquisa sobre a ‘Economia Política Cotidiana do Policiamento Plural’.”

Capa da apresentação de Gabriel Patriarca, nela é possível ver o Terminal Portuário de Santos e o título de sua pesquisa “Plural Policing at Latin America’s Gateway: Networking, Struggling and Securing the Port of Santos, Brazil” (Foto: Reprodução.)