Acaba a segunda onda da coleta. Veja vídeo sobre o processo

13/03/2018

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na linha de projetos especiais de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), finalizou a segunda onda da pesquisa Estudo de Socialização Legal em São Paulo, com o objetivo de investigar como pré-adolescentes formam suas concepções sobre a legitimidade das autoridades, leis e instituições. A coleta de dados foi realizada por pesquisadores do IBOPE, nas mesmas escolas que participaram em 2016. A pesquisa é feita com base na aplicação de um questionário aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da EACH-USP. Foram entrevistados apenas os alunos que já participaram da pesquisa no ano anterior. Os entrevistados não terão seus nomes divulgados em nenhuma circunstância. As entrevistas foram realizadas entre agosto e novembro de 2017, com duração aproximada de 30 minutos. No segundo semestre de 2018, os participantes voltarão a ser contatos pelo Núcleo de Estudos da Violência, para a condução da terceira etapa da pesquisa.

Veja o vídeo com o pesquisador Renan Theodoro, que explica o processo e agradece aos envolvidos: