“As visões de justiça de adolescentes no Brasil, Quênia e Estados Unidos” com Profª Drº Kendra Thomas

03/05/2018

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) convida para o seminário de pesquisa com a Prof.ª Dr.ª Kendra Thomas, da University of Indianapolis (EUA). Confirme sua presença no Facebook.

“As visões de justiça de adolescentes no Brasil, Quênia e Estados Unidos”

As noções que os indivíduos formam sobre justiça são resultado de longos processos de socialização e desenvolvimento cognitivo. Ainda que esses processos ocorram durante toda a vida, a adolescência é considerada período de especial importância. As trajetórias de formação dessas visões de mundo são diferentes de acordo com variações sócio culturais e impactam a maneira como os indivíduos se comportam em relação às autoridades.

Os estudos de Kendra Thomas investigam o desenvolvimento e os fatores que influenciam as perspectivas de justiça elaboradas por adolescentes em diferentes contextos culturais. Tomando como mote as questões empíricas “o meu mundo é justo?” e “eu serei tratado com justiça?”, a professora Drª Kendra Thomas, da Universidade de Indianápolis, apresentará os principais resultados de suas pesquisas com adolescentes do Brasil, Estados Unidos e Quênia.

Bio: Kendra J. E. Thomas é docente no College of Applied Behavior Science da University of Indianapolis, EUA. Graduou-se Phd em Psicologia Educacional com especialidade em desenvolvimento humano pela Ball State University, EUA.

Seus interesses de pesquisa incluem “crença no mundo justo”, percepções de justiça entre adolescentes, desenvolvimento de adolescentes. Nascida e educada em escolas primárias do Brasil, deslocando-se posteriormente aos Estados Unidos, os trabalhos em pesquisa empírica de Kendra Thomas privilegiam a abordagem intercultural. Possui publicações com dados coletados entre adolescentes do Brasil, Estados Unidos e Quênia.

Escreveu em parceria com pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo o artigo “Parental legitimacy, procedural justice and adolescent compliance among Brazilian preadolescents”, a ser publicado em 2018 pelo International Journal of Child, Youth, and Family Studies do Canadá.

Data e Local: dia 24 de maio de 2018, às 10 horas, na sede do NEV-USP (Av. Prof. Almeida Prado, 520, Campus Cidade Universitária – Butantã – São Paulo, SP)