Agenda NEV | Coordenador do NEV/USP assume cargo de Professor Titular da FFLCH

27/02/2023

O professor Marcos César Alvarez, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) desde 2020, assumiu o cargo de professor titular no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade neste mês de fevereiro.

O cargo de professor titular é o mais alto nível na carreira docente da instituição. O concurso público para o provimento do cargo ocorreu entre os dias 29 e 30 de agosto de 2022, sendo a banca avaliadora integrada pelos professores titulares Leopoldo Waizbort (USP), Nadya Guimarães (USP), Elisa Reis (UFRJ), Renan Springer (UFMG) e Paulo Martins (UFPE).

No primeiro dia de provas, foi realizada a arguição do memorial dos candidatos. Em seu memorial, o professor Alvarez apresentou o conjunto de suas atividades de ensino, de pesquisa, de disseminação e de administração que tem desenvolvido desde o ingresso na carreira docente universitária, iniciada na Universidade Estadual de Londrina, com passagem também pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília.

A aula pública, por sua vez, apresentada pelo professor no dia 30 de agosto, versou sobre a trajetória, em âmbito internacional, da assim chamada Sociologia da Punição e o entrecruzamento das discussões deste subcampo da Sociologia com o campo de estudos da Sociologia da Violência no Brasil – cerne do conhecimento produzido pelo NEV/USP em suas diferentes frentes de pesquisa e disseminação.

Em decisão tomada ainda no dia 30, a banca avaliadora proclamou as notas do concurso, especificando todos os critérios de avaliação, observando-se, além da trajetória acadêmica e os conteúdos apresentados nas provas, a capacidade de liderança apresentada pelo docente.

Junto ao NEV/USP, o professor já acumula mais de 20 anos de dedicação, tendo realizado suas primeiras atividades de pesquisa neste Núcleo em 2001 e integrando o grupo da Coordenação desde 2018.

Prof. Sérgio Adorno, Coordenador do NEV-CEPID/USP, e Prof. Marcos Cesar Alvarez, após proclamação do resultado, dia 30 de agosto de 2022, na FFLCH/USP

Pesquisadores do NEV/USP, alunos e colegas prestigiaram o Professor em suas provas e acompanharam apuração dos resultados

Após a proclamação do resultado, Prof. Alvarez com docentes integrantes da banca de avaliação do concurso (da esquerda para a direita: Prof. Leopoldo, Prof. Renan, Prof. Marcos, Profª Elisa, Profª Nadya, e Prof. Paulo)

(Fotos: Cristina Uchôa)