Edital de Seleção de Bolsistas de Treinamento Técnico (TT3) FAPESP

24/02/2022

O Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP) recebe, até o dia 3 de março de 2022, inscrições de estudantes de graduação para preenchimento de duas vagas de Treinamento Tècnico (TT-3), com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Sobre a alocação das vagas

Projeto Observatório de Direitos Humanos nas Escolas (PODHE). Programa de Educação do CEPID NEV-USP Construindo a Democracia no Dia a Dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional (proc. FAPESP n. 2013/07923-7)

Professor Responsável: Sérgio Adorno

Descrição: Processo seletivo para duas bolsas de Treinamento Técnico 3 para atividades de planejamento, organização e execução do projeto Observatório de Direitos Humanos nas Escolas (PODHE), conforme plano de trabalho abaixo. A seleção terá duas fases: 1ª (eliminatória) – avaliação de histórico escolar, curriculum vitae e carta de interesse; 2ª – entrevista com o professor responsável ou pesquisadores designados.

Requisitos para os(as) candidatos(as)

Graduados(as) sem vínculo empregatício, com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio projeto, formados em cursos de Humanidades, Artes, Comunicação ou áreas afins. Segundo a FAPESP, o tempo de bolsa TT-3 será descontado caso o(a) selecionado(a) venha a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto. Busca-se bolsistas preferencialmente com atuação prévia na área de educação em direitos humanos, em projetos de educação formal e não formal em escolas e organizações sociais e públicas dedicados à promoção da cidadania, direitos humanos e cultura de paz. São aguardadas prioritariamente habilidades em planejamento e realização de atividades com adolescentes e jovens, com uso de metodologias dialógicas e participativas. De tal modo, é desejável o conhecimento em alguma linguagem artística ou prática de educomunicação.

Período: 12 meses (com possibilidade de renovação). Início previsto: abril de 2022.

Quantidade de bolsas: 2.

Valor da bolsa: R$ 1.412,80 mensais.

Documentos para inscrição: cópia do histórico escolar, curriculum vitae e carta de interesse (escrita no corpo do e-mail de inscrição). Enviar e-mail para podhe.nev@gmail.com com o título: inscrição PODHE TT3.

Data máxima para inscrição: 03/03/2022

Data de aviso de aprovados(as) para entrevista (por e-mail): 04/03/2022