Estudantes de escolas públicas visitam campus da USP a convite de projeto do NEV

21/12/2023

Nos dias 12 e 14 de dezembro, estudantes e docentes de Ensino Médio das escolas públicas EE Amélia Kerr Nogueira e EE Ubaldo Costa Leite estiveram junto com integrantes do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), iniciativa de extensão universitária do NEV/USP, em uma visita ao campus Butantã da Universidade de São Paulo.  Essa atividade é uma das mais aguardadas a cada semestre no projeto.

Segundo os integrantes do projeto: “É uma das experiências mais significativas, na qual sonhos são plantados e a possibilidade de uma graduação em uma Universidade pública e gratuita é reiterada como um direito para estas/estes jovens”. “Não é incomum encontrar dentre as/os estudantes, aquelas/aqueles que não conhecem ou sabem pouco sobre a universidade pública, sua estrutura, formas de acesso, sistemas de cotas, dentre outras garantias para entrada e permanência”, contam.

Ao promover esse encontro entre escola pública e universidade pública, o projeto contribui para fortalecer um vínculo que precisa ser indissociável. “E é com muita alegria, afeto, acolhimento e dedicação que o PODHE tem procurado auxiliar nesta aproximação cotidianamente nas escolas”, finalizam os pesquisadores.

Veja fotos da visita do dia 14/12 da EE Ubaldo Costa Leite:

Fotos: Caio Andrade (NEV/USP)