Minicurso gratuito do NEV sobre fatores sociais, dinâmica criminal e uso de dados no ensino escolar recebe inscrições até 30/11

18/11/2021

O Núcleo de Estudos da Violência (NEV), por meio da Coordenação de Transferência de Tecnologia do NEV-CEPID, realizará o minicurso “Articulações entre os fatores sociais e a dinâmica criminal como base para o ensino: dados, reflexões e questionamentos” nas tardes de 11 e 12 de janeiro de 2022, dentro da programação do 21º Encontro USP-Escola. Para participar do curso, Professoras e Professores de escolas públicas precisam se inscrever até o dia 30 de novembro pelo link https://forms.gle/gJtkeynG938cwuCx7

Voltado a docentes de escolas da rede pública, o minicurso tem como objetivo dialogar sobre dados, referências bibliográficas e questionamentos necessários para o entendimento dos crimes urbanos, bem como os fatores que os influenciam. Tendo como pano de fundo a história da cidade de São Paulo e os atuais contextos paulistanos serão apresentadas fontes de informação e pesquisas, baseadas em registros oficiais da segurança pública, úteis para o ensino de Estatística, História, Geografia e Sociologia. Dentre essas se destaca a apresentação do “Atlas da Dinâmica Criminal em São Paulo (SP): roubos a transeuntes e de veículos”, recente publicação do NEV-USP que aborda as pluralidades e desafios das investigações sobre violência enquanto apresenta o quadro desses tipos de delito para os anos de 2006 a 2017.

Pelo NEV, ministrarão o minicurso: Marcelo Batista Nery e Beatriz Oliveira de Carvalho.

A curadoria do 21º Encontro USP-Escola e feita pela Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas Sem Fins Lucrativos (APEP). São parceiros do encontro o Instituto de Física da USP e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade.

Serviço:
Minicurso no 21º Encontro USP-Escola
Título: Articulações entre os fatores sociais e a dinâmica criminal como base para o ensino: dados, reflexões e questionamentos
Data e horário: 11 e 12/01/2022 (terça e quarta-feira), das 14h às 16h30
Proponente: Coordenação de Transferência de Tecnologia – Núcleo de Estudos da Violência da USP
Inscrições até 30/11 pelo link: https://forms.gle/gJtkeynG938cwuCx7

Acesse também a descrição completa do minicurso.