NEV na mídia | CBN São Paulo: Aumento de 30% dos casos de estupros de vulnerável na capital paulista

02/01/2024

Leonardo Ostronoff, pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), deu uma entrevista no dia 27 de dezembro à rádio CBN São Paulo sobre dados de segurança pública do estado de São Paulo, especificamente sobre o aumento de 30% dos casos de estupros de vulnerável na capital paulista. Segundo […]

Leonardo Ostronoff, pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), deu uma entrevista no dia 27 de dezembro à rádio CBN São Paulo sobre dados de segurança pública do estado de São Paulo, especificamente sobre o aumento de 30% dos casos de estupros de vulnerável na capital paulista.

Segundo Ostronoff, “essa é uma questão bem delicada que entra no âmbito privado e da família, tem uma questão da concepção da educação sobre a família e o poder que a família tem sobre as crianças. A gente tem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que protege e dá o direito ao adolescente mesmo em relação aos pais e parentes, mas é uma questão que precisa de um tratamento específico. Não é com o policiamento ostensivo, com mais investimento em armas e outras ações tradicionais que vai ser resolvido. É preciso pensar essa política dentro do ambiente da família, como abordar esse ponto e a questão da mulher que é fundamental. Além de levar a diante essa questão e trabalhar esse ponto, é preciso começar a pensar e agir como uma cultura contra o machismo e o pensamento patriarcal”.

Acompanhe a entrevista completa, a partir dos 53 min.  para mais informações:

https://www.youtube.com/watch?v=vUrVa-s_xNM&t=3220s