NEV na mídia | O Globo: Justiceiros no Rio: ‘É muito importante ouvir essa revolta e dar respostas a ela’, diz socióloga em meio a ação de grupos

21/12/2023

Ariadne Natal, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), pós-doutoranda no Peace Research Institute Frankfurt, foi entrevistada pelo jornal O Globo a respeito do surgimento de iniciativas de justiceiros no Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisadora, é preciso “garantir que as leis sejam aplicadas consistentemente e de maneira justa”.

Ela oferece o conceito de que o justiçamento “é uma forma de se aplicar a punição sem o devido processo legal. É controle social extraoficial que resvala na vingança. Na Justiça, existe uma mediação institucional”.

“Há duas formas de justiçamento. O linchamento é uma ação efêmera, que não tem organização prévia. Acontece no calor do momento. Alguém é acusado de um crime, há um ‘pega ladrão’, as pessoas se mobilizam ali e praticam atos de violência com o objetivo de punir, sem o devido processo legal. O que ocorreu no Rio recentemente é o se chama de vigilantismo, porque há organização e planejamento prévios. Esses grupos não testemunharam as coisas acontecerem necessariamente”, diz a pesquisadora em uma de suas respostas.

Link original (Acesso restrito a assinantes): https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2023/12/20/e-muito-importante-ouvir-essa-revolta-e-dar-respostas-a-ela-diz-sociologa-em-meio-a-acao-de-justiceiros-no-rio.ghtml