NEV recebe inscrições até 2 de março para Iniciação Científica (IC)

10/02/2022

Atenção: Documento atualizado em 24 de fevereiro de 2022  conforme tabela de bolsas anunciada pela Fapesp com vigência a partir de 1º/03/22

O Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP) recebe, até o dia 2 de março, inscrições de estudantes de graduação para preenchimento de duas vagas de Iniciação Científica, com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

SOBRE O PROGRAMA

O NEV/USP é um centro de pesquisa da Universidade de São Paulo dedicado a estudar os desafios para a implementação do Estado Democrático de Direito no Brasil, com especial preocupação sobre a violência, violações dos direitos humanos e as instituições sociais e políticas encarregadas da administração de conflitos sociais e da segurança pública. O objetivo deste programa de pesquisa é analisar a legitimidade de algumas instituições fundamentais para a democracia, em áreas representativas da cidade de São Paulo.

Atividades:

Os(As) bolsistas de Iniciação Cientifica realizarão revisão de literatura, coleta, organização e analise de dados primários e secundários. Também participarão de seminários com a equipe de pesquisa, para discutir as principais questões teóricas e metodológicas do projeto, elaborarão relatórios de pesquisa e participarão de congressos e seminários. Além disso, os bolsistas selecionados se comprometerão em se manter matriculados na graduação cumprindo dedicação exclusiva ao curso de mínimo de 12 horas semanais e estar sempre em dia com a FAPESP (emissão de pareceres e devolução de processos, entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas entre outras demandas).

Dedicação: 20 horas semanais.

Requisitos do candidato:
a. Interesse em concorrer a uma bolsa de um ano de Iniciação Científica no NEV-USP (CEPID-FAPESP) sob a
orientação da Prof. Dr. Sergio Adorno e coorientação de Dr. Marcelo Batista Nery.
b. Interesse em desenvolver pesquisa sobre a acessibilidade no ambiente urbano e a facilidade de se deslocar na cidade de São Paulo.
c. Interesse em desenvolver pesquisa com foco em violências contra crianças e adolescentes.
Ser aluno(a) da graduação nas áreas de Ciências Humanas (Ciências Sociais, Comunicação, Psicologia, Pedagogia, História, Geografia, Direito), Saúde Pública ou Estatística ou áreas análogas, regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições de ensino superior.
e. Ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar.
f. Ter no mínimo 3 semestres já cursados.
g. Deve estar ciente das normas, formulários e procedimentos quando da apresentação da solicitação de Bolsa,
disponíveis em www.fapesp.br e www.fapesp.br/sage.
h. Desejável ter habilidade para utilizar planilhas eletrônicas e realizar operações básicas com bancos de dados e SIGs.
i. Desejável ter conhecimento da língua inglesa.
j. O bolsista não pode ter vínculo empregatício nem receber bolsa de outra entidade durante toda a vigência da IC.

Inscrição

Entre 09/02 e 02/03. Enviar e-mail para ttecno.nev@gmail.com, anexados (em arquivo pdf) histórico escolar atualizado, currículo (preferencialmente Lattes) e carta de motivação (1 página, Times New Roman 12, espaço 1,5), justificando o interesse pela IC (no assunto registrar – CHAMADA PARA BOLSISTA DE IC).

Processo seletivo:

O processo seletivo ocorrerá em duas fases. A primeira será a análise de histórico escolar, currículo e da carta de motivação. Os(As) selecionados(as) serão chamados para entrevista virtual entre de 07 e 09/03/2022.

DETALHES DAS BOLSAS
Duração: um ano, renovável por mais um. Início previsto em 01/04/2022.
Vagas: 2 (duas).
Para uma das vagas é desejável que o candidato tenha exercido atividades profissionais e/ou voluntárias, ser ou ter sido morador e/ou ter sido estudante em escola da rede pública, em Parelheiros (Zona Sul da cidade de São Paulo).
Valor da bolsa: R$ 800,10 (Documento atualizado em 24 de fevereiro de 2022  conforme tabela de bolsas anunciada pela Fapesp com vigência a partir de 1º/03/22).

Acesse o termo completo (clique para baixar o anexo).