NEV-USP coordena Grupos de Trabalho e Simpósio de Pesquisa Pós-Graduada

23/03/2018

Os pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) coordenarão Grupos de Trabalho e Simpósios no 42º Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais). Serão aceitos trabalhos até o dia 12 de abril no site da ANPOC.

Marco César Alvarez, pesquisador do NEV-USP, junto a Luiz Cláudio Lourenço da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenará o “GT35 Violência, Punição e Desvio: Reflexões Teóricas e Investigações Empíricas”. O objetivo do GT é abrir discussões teóricas e apresentações de achados empíricos, além de ser uma oportunidade de aprofundamento e discussão de trabalhos que problematizem as mutações nessas dimensões da vida social e política, das dinâmicas delitivas e das instâncias de controle social, num corte de caráter interdisciplinar que colabore com a consolidação das reflexões apresentadas.

A pesquisadora do NEV, Giane Silvestre, coordenará, junto a Christiane Russomano Freire, da PUC-RS, o “SPG8 Dinâmicas do encarceramento contemporâneo: reflexões sobre a justiça criminal e seus efeitos”, que será um espaço de reflexão. Sobre o sistema de justiça criminal brasileiro, focando os efeitos sociais e políticos das sanções punitivas, especialmente envolvendo a privação da liberdade.

Junto a Marcelo da Silveira Campos, da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), Maria Gorete Marques de Jesus, também pesquisadora do NEV, coordenará o “SPG11 Drogas, atores e sociedade”, que irá discutir pesquisas em torno da temática das drogas e que revelem tanto a clássica perspectiva das interações entre usuários, comerciantes e empreendedores morais, bem como, a perspectiva das dinâmicas criminais em suas relações com os agentes estatais, em particular, a partir da lei de drogas brasileira.

Para mais informações, veja todos os GTs Aprovados e SPGs aprovados.