Pesquisador do NEV/USP integra Conselho Nacional de Segurança Pública

14/12/2023

Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), tomou posse em 11 de dezembro como conselheiro no Conselho Nacional de Segurança Pública (CNSP), colegiado destinado a contribuir com a discussão o Plano Nacional de Segurança Pública em debates entre representantes de diversas instituições e da sociedade civil.

A oitava reunião do CNSP, que ocorreu no dia 11 de dezembro no Palácio da Justiça, Ed. Sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, na cidade de Brasília, foi marcada pela posse dos novos Conselheiros e pela discussão de metas a serem buscadas pelo Governo Federal. “As discussões ainda estão no começo, mas a ideia é partir dos dados de segurança pública, que devem ser levantados e acompanhados mais de perto pelo Governo Federal. Um dos instrumentos a serem usados será o Sinesp, a ser lançado na próxima segunda, dia 18, com 28 dados nacionais de segurança pública, já referentes ao ano de 2023”, comenta o pesquisador do NEV.

Manso fará parte de debates e reuniões semestrais em Brasília. Ele ressalta que suas pesquisas e experiência no NEV/USP foram considerados para sua indicação ao Conselho. Além de Bruno como representante da sociedade civil, foram empossados também como conselheiros Carolina Ricardo (Sou da Paz), Samira Bueno (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), Melina Risso (Instituto Igarapé), Raul Jungmann, Murilo Cavalcante (Secretário de Segurança Cidadã de Recife) e Ricardo Balestreri (Ex-secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás).

Veja a foto oficial da reunião a seguir:

Bruno Paes Manso está no canto superior direito. (FOTO: Reprodução)