Policiamento Comunitário – Missão Canadá

23/01/2015

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, Brasil, e o Centro de Educação e Pesquisa em Direitos Humanos (HRREC) da Universidade de Ottawa, Canadá, ambos com um largo histórico de contribuições voltadas para a defesa dos direitos humanos, decidiram, entre 1996 e 1998, unir seus esforços em torno de um projeto de troca de informações e tecnologias sobre formas de controle interno e externo das forças policiais. Nesse sentido foram levantadas informações a respeito das maneiras formais e informais de controle das forças policiais existentes no Brasil. Entretanto, o projeto deslocou seu foco básico de análise para as formas de interação entre polícia e comunidade, ou seja, nas formas práticas de policiamento comunitário.

Os objetivos do Projeto NEV/HRREC envolveram o intercâmbio de conhecimentos e técnicas sobre as formas de interação entre polícia e comunidade; apoiar iniciativas brasileiras de interação da polícia com a comunidade; promover o diálogo entre autoridades brasileiras e canadenses para aprimorar e trocar experiências de policiamento comunitário; e apoiar iniciativas de participação das comunidades em organizações que possam contribuir para o controle externo das polícias Militar e Civil.